Por a 9 Abril 2020

Qual a magia do azul? E podemos casar azul com outras cores? E azul e verde? E…? As respostas da designer de interiores e algumas inspirações para fazer pin e partilhar!

“O azul é uma cor que transmite tranquilidade mas ao mesmo tempo ação; é uma cor ecológica, mas também representa a esperança e uma nova vida, que é tudo o que nós seres humanos precisamos agora”. Quem o diz é Lígia Casanova, a designer de interiores, conhecida pela relação generosa e doce com a cor, entre elas: azul. Já de seguida, as nossas inspirações e a entrevista.

ALENTEJO LOVERS
Numa casa em pleno centro de Alcácer do Sal, inteiramente recuperada pelo ateliê de Lígia Casanova, a base branca das paredes, do teto de madeira e do chão em cimento polido, o azul Grécia transporta-nos de imediato para um cenário de férias. Com o mar por perto. Adoramos a solução da kitchenette, das portadas pintadas de azul, das cadeiras de ferro e do revestimento do sofá, em contraste com os elementos de palha, rattan, madeira clara. É nota #10!

Projeto de Lígia Casanova, fotografia de Bruno Barbosa

COLOR CRAZY
A designer de interiores Sarah Ord não teve meias medidas e encheu de cor a sua casa de família, em cada espaço, combinando antiguidades com têxteis, numa mistura de padrões e cores incrível, e como statement, a celebração da vida!

AZUL PETRÓLEO
Uma cabeceira de cama de linhas simples, numa casa de época. O azul petróleo da cabeceira em contraste com a atmosfera luminosa do quarto, as andorinhas Bordallo que se escapam em direção à janela, são a nota de destaque neste espaço. Projeto de interiores do arquiteto Euclides De Barros, numa casa em Lisboa.

Paulo Lima fotografia; interior do arqt. Euclides de Barros, Barros&Bernard

DECORAÇÃO VITAMINADA
Para os autores do projeto de interiores (SP Estúdio), o ponto principal residia em entender as necessidades dos clientes e aplicá-las cuidadosamente para que todos os objetivos estruturais fossem alcançados – além de proporcionar uma casa ampla, com boa circulação, simples, mas com muita vida e transmitir felicidade com a aplicação de cores, muito presentes em toda a casa.

SONHO AZUL
Na mesma casa em Alcácer, Lígia Casanova estendeu a sua paleta de azul suave aos quartos, com a escolha acertada de roupa de cama, cabeceira estofada e a pintura das portas do armário embutido. Gostamos da simplicidade.

Lígia Casanova, casa em Alcácer do Sal, fotografia de Bruno Barbosa

AZUL AQUI E ALI Mais um projeto de Lígia Casanova, desta feita num apartamento em Lisboa. Quarto das crianças com notas de azul; casa de banho com paredes planetárias.

BONS CONTRASTES Uma parede azul forte, outra em cinza e corrimão das escadas em amarelo resumem a forma como o azul pode entrar nos espaços combinado com outras cores, sem atropelos. Sala de estar vitaminada q.b. no projeto de Beatriz Quinelato.

Projeto de Beatriz Quinelato

DUPLEX COM ARTE E DESIGN
O duplex familiar em Beirute soma 700 m² e é propriedade de um jovem casal com um bebé. Nisrine Nasr, cofundadora e designer de interiores da Askdeco resume: “Quando nos encontrámos pela primeira vez com o cliente, a sua visão era a de um estilo industrial doméstico, mas, ao longo do projeto, essa ideia evoluiu colaborativamente para uma visão de um espaço mais refinado e habitável”.

Alex Jeffries fotografia; casa em Beirute pelo coletivo Askdeco. Sofá-cama 241 Privè da Cassina, arte de Etienne Gros

5 PERGUNTAS A LÍGIA CASANOVA

Lígia responde sobre a conjugação do azul com outras cores, sobre as combinações de vários tons de azul, e sobre o significado desta cor aqui em destaque.

O que tem o azul de tão especial? 
O azul é uma cor que transmite tranquilidade mas ao mesmo tempo acção, é uma cor ecológica mas também representa a esperança e uma nova vida que é tudo o que nós humanos precisamos agora.
Muitos dos seus projetos têm a cor azul, porquê? 
Por ser uma cor positiva, até os brasileiros têm o hábito de dizer ‘pense azul’, talvez por ser a cor que mais acalma. Representa a cor do céu e do mar e ao mesmo tempo uma sensação de liberdade.
Que outras cores (materiais incluídos) casam bem com azul? 
Branco, cinza, encarnado, verde, amarelo…
Podemos misturar azul e verde? E porquê?

Sim, se for no tom certo, provoca bem estar.
Podemos mostrar vários tons de azul?
Sim, mas aconselho a que deixem essa questão nas mãos de pessoas com noção de cor a fazerem-no, porque pode não correr da maneira esperada.

Gostou deste post? Qual o assunto que gostaria de ver abordado pelos nossos convidados? Deixe o seu comentário e partilhe connosco as suas dúvidas. E não se esqueça, siga-nos no Instagram, Facebook e Pinterest

0
Would love your thoughts, please comment.x