Por a 26 Abril 2020

Anik Péloquin assina o projeto da nova ‘irmã’: uma casa pensada para morar ao lado da existente, num terreno isolado, à beira de um lago.

Fotografia: Louis Prud’homme

Os proprietários há muito que tinha esta pequena casa num terreno isolado à beira do lago, em La Malbaie – cidade localizada na região da Capitale-Nationale, Quebeque, Canadá.

Nas três primeiras décadas, a casa foi usada como pavilhão de caça e só depois se tornou a casa de verão das Sisters of Charity.

Com as suas vidas a decorrer na cidade, urbanos de alma e coração, os donos optaram por ir ali vivendo, esporadicamente, durante seis anos, para se habituarem ao cenário natural e definirem as suas necessidades.

Como seria muito caro reformar a casa, decidiram optar por uma nova construção. A casa existente permaneceria de pé como a “irmã mais velha”, testemunhando a história do local e seria adaptada a alojamento para os hóspedes. O trabalho foi assegurado pela arquiteta Anik Péloquin.

O projeto é uma reflexão sobre a integração de um novo edifício num cenário natural. Não pretende dominar a paisagem, mas antes fazer parte dela.

A nova casa – a “irmãzinha” – está vestida com larício americano, tem dois quartos, casa de banho, cozinha e zona de estar. Para garantir uma forte integração, o volume foi definido antes da disposição do interior.

O seu tamanho é modesto e a forma exclusiva do telhado atende aos requisitos dos proprietários, harmonizando-se com a irmã mais velha e a paisagem. A oeste e a sul, a saliência do telhado permite manter as paredes externas baixas, de acordo com a escala da casa mais antiga.

As proporções também estão alinhadas com o lago e a linha das árvores na margem oposta. A leste e a norte, o telhado eleva-se abruptamente até ao cume, a mais de 6 metros do chão, ecoando as árvores circundantes e a torre de uma igreja.

No interior, as arestas definidas pelo telhado moldam os volumes da sala de estar e do quarto principal, o único espaço no segundo andar. O pinho manchado de branco difunde suavemente a luz.

O volume, dimensionado de acordo com o lugar, é o cenário ideal para as vidas que aqui se desenrolam, dentro e fora de casa.

FICHA TÉCNICA

Nome do projeto: Les sœurs (The Sisters)
Localização: Malcom Frazer Blvd., La Malbaie, Quebec
Carpintaria: Ébénisterie Adélard Tremblay et fils

SOBRE ANIK PÉLOQUIN

Anik Péloquin é graduada pela escola de arquitetura da Université de Montréal. É membro da Ordre des architectes du Québec desde 1994. Depois de se formar, passou mais de um ano viajando e trabalhando na Europa.

0
Would love your thoughts, please comment.x