Por a 16 Abril 2020

Elas, as famílias, são a nossa tribo. E, das mais pequenas às mais numerosas, encontram na sala o grande ponto de encontro dos seus vários elementos.

Nem sempre é fácil organizar uma sala para uma família (sobretudo se for extensa). Conciliar numa única divisão um espaço kids friendly (quando existem crianças) e, em simultâneo, com um ambiente confortável e relaxante para os pais é, sem dúvida, um desafio. Além disso, muitas vezes estas salas são, ainda, integradas com a zona de refeições e, até com um recanto de estudo ou trabalho! O que não significa, no entanto, que esta seja uma missão totalmente impossível de alcançar.

Quer o segredo? Encontrar o equilíbrio entre estilo e funcionalidade.

É fundamental começar por definir bem o layout, o mobiliário e dos próprios tapetes são uma ajuda para uma delimitação clara de ambientes.

A par com a boa organização, os elementos decorativos, a arte, o papel de parede ou os acabamentos também ajudam a tornar os espaços mais versáteis e agradáveis a todos os elementos da família.

Nunca se esqueça da importância dos espaços de circulação, garantindo que os fluxos decorrem sem constrangimentos, como por exemplo bater nas quinas de móveis ou tropeçar em tapetes mal colocados.

Numa fase das nossas vidas onde o confinamento familiar é uma realidade, reunimos 20 salas interessantes e pensadas para famílias… caso pense em reorganizar a sua!

Boas inspirações!

João Bessone
Élène Levasseur
FAD
Fran Parente
Francis Dzikowski OTTO v2
Gui Morelli
Hanna Dhugosz
João Bessone
Hanna Dhugosz
José Manuel Serrão
José Manuel Serrão
Monika Nguyen
Nelson Garrido
NIRUT BENJABANPOT
Pedro Mendes
projeto_Humbert & Poyet
Rui Teixeira
Stefania Giorgi

Imagem de destaque: ANDRÉ NAZARETH