Por a 13 Março 2020

El Equipo Criativo, coletivo de Oliver Franz Schmidt, Natali Canas del Pozo e Lucas Echeveste Lacy, projeta um bar muito especial na cidade espanhola. Para os amantes da cor e dos ‘pinchos’.

Fotografias: Adrià Goula

Dois bares num só lugar. A cor ajuda a diferenciá-los e imprime-lhes personalidade. Uma escada ‘pintada’ com luz vermelha convida a descobri-los. As cores aqui dominam e atraem os curiosos.



O projeto começa com um antigo bar de pintxo (palavra espanhola para ‘pica’), no coração da parte antiga de San Sebastián, que pedia uma total transformação, pedido do seu e proprietário, mas sem perder parte da essência destes locais tradicionais, com os seus bares com ‘barras’ compridas, cheias de saborosos pintxos e uma atmosfera animada e despreocupada.


O restaurante, batizado Txalupa Gastroleku, fica na Calle Fermín Calbetón, uma rua clássica de San Sebastián com muitos bares de pintxos que conecta literalmente o porto da cidade, onde pequenos barcos de pesca e txalupas coloridas ainda atracam, com o mercado de Bretxa, o antigo mercado de peixes da cidade que ainda se mantém ativo, mas hoje como mercado gastronómico.


O nome antigo, Txalupa, pelo qual são designados os pequenos e coloridos barcos de pesca, foi considerado um ponto de partida sugestivo que deu origem a discussões sobre a essência desse bairro, inseparável do porto e do mar.
A barra no piso térreo funciona com uma referência clara ao porto e às suas cores. A água do porto da cidade, com uma certa profundidade e calma, adquire um tom esverdeado escuro. Esse tom envolve o design das instalações em todas as suas fachadas, como pano de fundo de destaque ao bar, uma referência clara aos txalupas, tanto nos seus tons como na sua materialidade.

As peças de cerâmica feitas à mão, projetadas especificamente para as instalações, ajudam a introduzir um efeito aquático, através da sua intensa cor turquesa, das suas imperfeições e do seu brilho.
Como um contraponto à cor, surgem os cabos e redes, tão típicas nos barcos de pesca tradicionais. Estes elementos ajudam a dar às mesas um pouco de privacidade e personalidade, enquanto, ao mesmo tempo, servem para contrastar a profundidade do fundo turquesa, graças aos seus tons claros e quentes.

TX CLUB
Num piso inferior, foi localizado um espaço antagónico à barra de ‘picar’ (pinchos) clássica. A ideia era criar um pequeno clube privado, com um ambiente noturno e sofisticado, e com uma seleção de lanches e cocktails selecionados. A proposta de design é inspirada no porão de um navio antigo, onde o tom quente da madeira envolve todas as suas fachadas, em contraste com o azul do pavimento, mais uma vez uma referência ao fundo do mar.
Esta atmosfera de cores diametralmente oposta aos azuis intensos no piso térreo ajuda a diferenciar cada andar, com duas barras e ofertas diferentes, e cada uma com a sua própria personalidade.

A ESCADA VERMELHA
A escada de ligação entre os dois bares é assim um dos principais protagonistas do local, tanto em termos de cor como de cenário. Um túnel com luz vermelha atrai o olhar e aguça a curiosidade, graças a toda sua carga simbólica.

Contactos:

Calle Fermin Calbeton Kalea 3, 2000,3 Donostia, Espanha; T. +00 843 68 50 19; https://txalupagastroleku.com

0
Would love your thoughts, please comment.x