Por a 20 Março 2020

A Académie des Sacrés-Coeurs é uma escola privada localizada no sopé do Mont-Saint-Bruno, no Quebec. Agora, esta escola está ainda mais colorida, divertida… e aliciante.

Fotografia: Maxime Brouillet

A essência do projeto para reconstruir as salas do jardim de infância e o corredor adjacente foi projetada em torno de três grandes desafios: responder a um problema de falta de espaço, melhorar as secções alocadas às atividades de ensino e melhorar a sensação de bem-estar e pertença.


Beneficiando de uma estrutura ambiental excepcional, os autores do projeto – Taktik Design – quiseram levar a natureza o mais possível para dentro da escola, a fim de criar novas possibilidades de jogos e diversão nas salas de aula, tornando-as flexíveis às necessidades de ensino e entretenimento.

Inspiradas no conceito das casas na árvore, cada espaço foi completamente redesenhado para adicionar, entre outras coisas, uma casa de madeira elevada em dois andares. Este novo módulo de exploração é o ponto de partida para a criação de universos lúdicos únicos e estimulantes e permite que o grupo seja dividido em várias atividades simultâneas. Mais silencioso e mais recuado, o piso superior agora é um espaço privilegiado para fins de leitura e contemplação. Livres de móveis centrais fixos, os espaços são ventilados e facilitam diferentes configurações de ensino.


Além de maximizar a arrumação de materiais de ensino e lúdicos, os móveis, na periferia das salas de aula, também propõem outras funções. As secções reservadas para livros e para compartimentos individuais em grandes armários favorecem a autonomia das crianças, enquanto as grandes portas que decoram a fachada servem como paineis ‘graváveis’, tanto para crianças como para os professores.

Os bancos, feitos sob medida, são ideais para garantir que as crianças tenham contacto com o mundo exterior bem como para proporcionar tempo de descanso, além de serem superfícies adicionais para os mais pequenos brincarem ou interagirem em pequenos grupos.

Pequenas alcovas em forma de casinhas foram montadas ao longo de todo o comprimento do corredor para estender o ensino além da sala de aula. Estes recantos incentivam a leitura e a escrita e evocam, ao mesmo tempo, a agradável estética do campo pontuada por casas distantes.

Foi ainda aplicado um sistema de sinalética para cada sala, facilmente identificável para as crianças, atribuindo-se uma cor e um animal separados por turma. As cores aplicadas nas paredes sugerem montanhas e os animais emblemáticos foram escolhidos de entre os encontrados na vida selvagem nas redondezas de Mont-Saint-Bruno.
Além de responder às várias questões de funcionalidade, todo o projeto satisfaz o desejo de tornar a experiência do usufruto do espaço o mais agradável e enriquecedora possível. Como resultado, o layout é divertido, atraente, prático e inovador para a clientela dos jovens alunos da pré-escola.



 
Ficha técnica:

Nome oficial do projeto: Académie des Sacrés-Coeurs, aulas de jardim de infância
Localização: Saint-Bruno-de-Montarville
Data de término do projeto: verão de 2019
Fotografia: Maxime Brouillet


Sobre Taktik

A Taktik Design é uma empresa com sede em Montreal, próxima às pessoas e atenta aos seus clientes e suas necessidades. A compreensão dos lugares e suas funcionalidades está no centro de sua abordagem e de seus conceitos. Composto por uma equipe criativa e apaixonada, o design da Taktik inova constantemente para melhorar o uso dos espaços e criar mundos únicos.

0
Would love your thoughts, please comment.x