Por a 30 Janeiro 2020

A essência do Marais, famoso bairro de Paris e outrora zona aristocrática, parece ganhar vida em cada detalhe deste pequeno hotel ‘shabby-chic’, com apenas 19 quartos.

 

Ecoam em cada uma das suas salas e nos espaços de dormir – assim nos parece – sons de outra época (talvez influenciados pelo piano de 1792, ou pela harpa estilo Luís XV); parecemos ouvir, e imaginar, o frufru de generosas vestes em seda selvagem, talvez inspirados pelas decorações das paredes revestidas a seda pintada, pela estética rococó.

Entrar no Hotel Caron de Beaumarchais é voltar atrás, é reviver o passado. Cada zona pública está mobilada como estaria se ali habitasse uma família nobre do Marais do século 18, com as suas cortinas pesadas, lustres de cristal e antiguidades; com os seus quartos que ainda mantêm as vigas originais e as casas de banho decoradas com azulejos pintados à mão.

Inspirado no dramaturgo Caron de Beaumarchais, que escreveu “As Bodas de Figaro” (1784), quando habitava numa rua próxima, o Caron de Beaumarchais está, além do mais, muito bem localizado, a curta distância dos principais museus e atrações de Paris – caso do Louvre ou do Centre Pompidou.

À sua centralidade soma-se o charme de estar no Marais, bairro eleito pela nobreza, e assim proporcionar ao visitante o contacto com as várias mansões particulares hoje transformadas em instituições, como o Museu Picasso ou o Museu Cognacq-Jay. Cosmopolita, o Marais respira uma intensa atividade artística, com numerosos bares e restaurantes, galerias de arte contemporânea e as todas marcas de luxo ali presentes (Chanel, Karl Lagerfeld, John Galliano)…

  • Le Marais, Paris
  • 12, rue Vieille-du-Temple – 75004 Paris
  • Tel : +33 (0)1 42 72 34 12
  • E-mail : [email protected]
0
Would love your thoughts, please comment.x