Por a 16 Outubro 2019

Renovação da casa da piscina, construção do meio do século XX,  inspirada em linhas simples e elegantes, pelo atelier + tongtong.

Fotografia: Colin Faulkner

O estúdio multidisciplinar + tongtong concluiu uma renovação ousada e minimalista de uma casa com piscina, em Toronto. Projetados para serem multifuncionais, os interiores de espaço aberto podem ser facilmente transformados de casas de piscina, em casas de hóspedes, em espaços de entretenimento, de estúdio de trabalho e em espaços de eventos.

Localizada no jardim de uma grande casa tradicional, a casa da piscina, independente, é uma relíquia da época de meados do século. Mas, ao longo dos anos, várias reformas mascararam o seu design original. “O seu verdadeiro potencial foi  enterrado sob muitas interpretações diferentes”, diz o diretor John Tong. “Quis redefinir a sua modernidade e ao mesmo criar um lugar quente e cheio de conforto.

Para enfatizar a linguagem moderna de meados do século da casa da piscina, o telhado plano foi acentuado ao trazer a linha do mesmo para frente, criando uma pála flutuante.

As janelas foram empurradas para o teto para articular o plano do telhado e oferecer luz solar, proporcionando privacidade aos hóspedes. Antes feito de pedra, o revestimento exterior está hoje revestido com ripas de cedro mais leves e quentes.

O ponto focal – a piscina oval – foi reimaginado sem alterar a sua forma, estendendo o pátio paralelo à linearidade do telhado. “Toda a composição é composta por estes novos elementos em camadas sobre os existentes”, diz Tong. “O deck está colocado em cima da borda da piscina; o telhado existente foi estendido para criar uma nova prateleira flutuante. ”

A experiência de Tong ao projetar suítes de luxo e espaços multifuncionais para projetos de hotéis como o W Hotel em Nova Jersey e o Drake Hotel em Toronto reflete a sua abordagem ao interior.

No seu interior, o ambiente foi projetado de modo a funcionar como uma casa da piscina para os hóspedes mudarem de roupa e tomarem banho, e foi ainda acrescentada uma suíte para estadias prolongadas.

A sala aberta é pontuada por um monólito amplo e independente que define o espaço público e privado. A grande mesa, projetada por Tong, é feita de madeira exótica recuperada do Canal do Panamá e apresenta com uma base geométrica de estrutura de aço. A mesa de café pode ser facilmente levantada para contrariar a altura girando as pernas, transformando o espaço de uma zona familiar íntima em espaço para eventos, como jantares ou em estúdio de trabalho.

A parede laranja brilhante, que transcende os espaços público e privado, é usada como parede da galeria para a coleção de arte do cliente. Do outro lado do monólito, há um duche fechado com vidro azul vibrante. “Como na maioria do nosso trabalho, tentámos adicionar elementos lúdicos, elementos de surpresa”, diz Tong.

A parede oposta apresenta uma cama Murphy personalizada com mesas laterais integradas e suporte completo para malas e arrumação variada. Um micro-ondas, mini-bar e máquina de café embutidos pretendem proporcionar aos hóspedes a experiência do hotel completa.

Os espaços ao ar livre e o interior refletem subtilmente a sua estética moderna de meados do século, criando um ambiente simples na sua orientação e rico em detalhes e texturas. “Acho que a arquitetura moderna passava essa sensação de horizonte. Foi otimista. O futuro é positivo. É um espaço onde se pode refletir, ser criativo, celebrar sozinho ou com os outros e viver com facilidade. ”

Antes um dos fundadores da empresa de design de interiores 3rd Uncle Design, o diretor de + tongtong, John Tong (B. Arquitetura da Universidade de Toronto), está atualmente a desenvolver diversos projetos, incluindo um trabalho contínuo no novo Drake Devonshire, em Prince Edward County; um restaurante no Hotel Delta em Waterloo, Ontário; um restaurante espanhol no mercado St. Lawrence; vários projetos residenciais personalizados no Canadá e nos Estados Unidos; um novo conceito de salão de beleza, juntamente com o desenvolvimento contínuo de móveis e acessórios. A + tongtong criou recentemente duas lojas de retalho, Annie Aime e Black Toe Running, que foram inauguradas em Toronto.

0
Would love your thoughts, please comment.x