Por a 25 Setembro 2019

Lucknow, na Índia, possui uma rica herança com inúmeros edifícios que datam do século XVIII. O local para esta casa, projetada pelo estúdio Sanjay Puri Architects, fica ao longo de uma movimentada estrada, na periferia de um extenso empreendimento planeado para residências particulares.

Fotografia: Mr. Dinesh Mehta
A casa foi gizada para fazer alusão à tradicional habitação com pátio indiano, em resposta ao clima do local. As temperaturas nos longos meses de verão são superiores a 35 ° C.
Os vastos requisitos da casa com 6 quartos são intercalados com terraços abertos e jardins paisagísticos em torno de um pátio com 2 andares de altura e ventilação natural.
Os paineis padronizados derivadas da arquitetura indiana tradicional e as famosas áreas de estar ao ar livre de Lucknow ‘chikan’ bordam as bainhas em cada um dos quartos nos lados sul, oeste e leste. Estas telas fornecem abrigo contra o sol, criam diferentes padrões de luz ao longo do dia e atenuam o ruído do tráfego da movimentada artéria, no lado sul.
As grandes janelas de vidro no lado norte permitem que a luz indireta banhe os espaços internos da casa.
Proporções volumétricas variadas com diferentes espaços seccionais criam uma identidade individual para cada espaço de vida, com o pátio integrando-os de forma coesa.
Construída quase inteiramente em cimento bruto, a paleta natural de arenito e madeira com cores suaves, arte e paisagem indianas vívidas são reunidas em diferentes composições em cada um dos volumes internos.
O grande jardim ao norte que se estende até ao pátio interno entre os quartos tem sombras parciais na maioria das vezes do dia, permitindo que seja usado também nos prolongados verões.
Uma série de experiências é criada nesta casa que, pelo seu design, facilita a ventilação natural e a luz solar interna e é simultaneamente contextual no que toca à localização, articulação solar, tradição, cultura e aspetos sociais.
Sobre Sanjay Puri Architects
Sanjay Puri, ex-aluno do Mayo College, Ajmer e St.Xaviers College, Mumbai, formou-se na Academia de Arquitetura de Mumbai em 1988 e é o arquiteto principal da empresa Sanjay Puri Architects.
0
Would love your thoughts, please comment.x