Por a 23 Abril 2019

Na sequência do projeto de reabilitação deste edifício situado na Rua Augusta, e levado a cabo pela equipa de Lima Gaspar Lobato Santos Arquitectos, a dupla do estúdio Branco sobre Branco criou um cenário perfeito para os amantes do movimento artístico mais marcante da década de 1950.

O T1 distribuído por 70m2 localizado num eixo de prestígio por excelência, influenciou determinantemente a intervenção das designers de interiores Branco Sobre Branco.

Uma excelente recuperação, com respeito pelos elementos pombalinos e, simultaneamente, com a introdução de um padrão de conforto e de infraestruturas contemporâneos. O projeto contemplou ainda a introdução de um elevador, novos sistemas de redes e equipamentos, reformulação das zonas de águas e a procura da genuinidade dos elementos arquitectónicos já existentes.

O objetivo foi criar um habitação funcional, mas acima disso dar significado a este espaço, para que o jovem proprietário sentisse que pertence a este espaço, sempre com grande conforto.

Para isso, a dupla Branco sobre Branco recorreu a objetos do quotidiano em grande escala; ao uso de matérias como tinta acrílica, néos produzindo cores puras, brilhantes e fluorescentes inspiradas na indústria e nos objetos de consumo.

A utilização da cor é uma das maiores marcas deste projeto, com respeito à vida pós-guerra que era cheia de cor, devido à produção em passa de novos materiais como plásticos e outros materiais manufaturados em um arco-íris de cores.

Recorde-se que os tons vibrantes representavam o otimismo e a abundância prometidos após a guerra, e a Pop Art aproveitou-se disso, introduzindo tons néon às suas peças.

Créditos das Imagens: Alexander Bogorodskiy

0
Would love your thoughts, please comment.x