Por a 17 Novembro 2018

O Freycinet Lodge, na Tasmânia, foi alvo de renovação pelo atelier Liminal Architecture, vencedor do prémio Architecture MasterPrize, na categoria ‘Architecture in Hospitality’


Projeto: Liminal Architecture  / Mobiliário: Liminal Objects
Fotografia: Dianna Snape

O caráter diversificado e a sensação que o lugar transmite ao vaguear por ali é único. O atelier inspirou-se nessa diversidade e na sua herança cultural para influenciar a arquitetura e o interior do novo alojamento – dando-lhe personalidades diferentes e identificáveis. Este projeto foi um dos vencedores do Architecture MasterPrize, na categoria ‘Architecture in Hospitality’

O projeto de renovação apresenta uma variedade de opções de alojamento, atendendo a um alcance mais amplo dos visitantes com diferentes necessidades. Um retrato arquitetónico do que foi entregue como parte do projeto Renovação do Freycinet Lodge da RACT Destinations é descrito abaixo.

Os Pavilhões Costeiros, inaugurados em março de 2018


A forma e as relações espaciais baseiam-se nas formações rochosas de granito costeiras que dominam a orla marítima, respondendo às formas suaves, arredondadas e belas”. Os designados Pavilhões Costeiros consistem “numa cápsula ‘viva’ e numa cápsula tipo nicho que formam um abraço, que lembra a Baía da Lua de Mel, protegendo o deque externo e oferecendo privacidade à casa de banho ao ar livre.”

O casco de proteção exterior é feito de madeira resistente e douradoura carbonizada – numa referência ao fogo no contexto do mato, ao mesmo tempo que aumenta a longevidade da madeira, garantindo que os Pavilhões sejam visualmente discretos, proporcionando um cenário recessivo à vegetação natural e impressionante vistas da água.

Os pavilhões estão localizados no campo de ténis, subutilizado. A apresentação dos Pavilhões no lado do acesso público oferece uma forma discreta e não intrusiva, em pequena escala, criando uma “capa” manchada de preto ao redor da entrada. O resto do pavilhão é afastado da entrada tipo “capô”, permitindo que o paisagismo esconda a maior parte do edifício.

Conforme o convidado se move através de cada Pavilhão, o espaço abre-se para revelar as vistas inesperadas. Uma vez na sala de estar, o volume aumenta e as vistas são reveladas e trazidas para o espaço, com grandes áreas envidraçadas. O cenário do mato do Parque Nacional é aqui celebrado.


Posicionada no edifício Lodge, com a sua própria entrada adjacente à entrada principal, a Suite Deluxe apresenta uma experiência de calma única, oferecendo a oportunidade de desfrutar das montanhas e da mancha de água, dentro da privacidade e conforto do quarto. Usando o calor dos materiais naturais e acabamentos suaves, esta Suíte é cria um ambiente superior de quarto de hotel muito convidativo.

Um novo elevador também será instalado no edifício Lodge, proporcionando acesso universal a partir da entrada principal para as áreas de jantar e bar existentes do Lodge.

A empresa RACT Destinations colaborou com a equipa do atelier em todos os aspetos, mantendo uma estreita cooperação no que diz respeito à comunidade e ao serviço prestado pelos parques naturais e a vida selvagem,  garantindo que o desenvolvimento do lugar vá de encontro às expectativas da comunidade.

0
Would love your thoughts, please comment.x