Por a 12 Junho 2018

A casa está localizada na Riviera Francesa, ao fundo de uma pequena estrada, numa antiga aldeia construída em torno de uma nascente local que é conhecida desde antes do século XIX.

Arquitetos: EllenaMehl
Projeto premiado no âmbito do ArchiDesign Award 2017, Melhor “House extension”.

Hervé ELLENA

Hervé ELLENA

Erguida ao lado de uma colina, a paisagem segue linhas horizontais, formadas por jardins e paredes de pedra também chamadas de “restanques” no sul da França. Embora construída há menos de 40 anos, a casa principal é típica de casas provençais: retangular, compacta e simétrica, com uma entrada emoldurada de pedra no centro e com pequenas janelas e telhas de terracota.  

Hervé ELLENA

Hervé ELLENA

Hervé ELLENA

Hervé ELLENA

Este é um projeto paisagístico. A extensão é definida dentro dos planos terraced existentes, entre a casa principal e as paredes de pedra, redefinindo novas linhas de interseção na paisagem. O nível principal está ligado a metade do nível da casa usando escadas existentes reformuladas.  

Com a relva selvagem cobrindo o telhado com terraço, a adição funde-se completamente com os “restanques” existentes.  

Hervé ELLENA

Hervé ELLENA

A extensão da casa consiste em 3 planos de interseção: vidro, pedra e relva. Vidro revelando a paisagem circundante, relva no jardim do telhado, pedras que se assemelham às paredes de terraços existentes.

Para conseguir um resultado minimalista, os arquitetos usaram chapas de aço planas de 10 mm para unir os três planos, vertical e horizontalmente.

Dentro da sala principal, o teto de cimento é curvo para seguir as linhas de nível e a inclinação.  A extensão consiste em:

  1. Uma cave ligada à cozinha da casa principal com caldeira e sala de aquecimento solar.
  2. Um quarto principal voltado para a paisagem, um closet e casa de banho com vista para os terraços.  
Hervé ELLENA

Hervé ELLENA

A fachada principal é composta por uma parede de vidro duplo com vidro temperado  de 10 mm no exterior e paredes de vidro standard no interior com uma persiana entre elas. As aberturas estão em ambas as paredes envidraçadas. O conforto térmico do verão, embora exposto ao sul, é ideal durante todo o ano, graças à parede de vidro duplo e à metade enterrada no piso térreo da casa.

34190-preview_low_2433-1_34190_sc_v2com

Hervé ELLENA

 

Sobre a ELLENA MEHL Architects

Hervé Ellena e Stéphanie Mehl trabalham juntas há mais de dez anos. O seu trabalho abrange uma ampla diversidade de projetos, programas e escalas. Com um sentido apurado de desenho e detalhes, combinam com as suas boas ideias e raealidade óbvia!

0
Would love your thoughts, please comment.x