Por a 13 Abril 2018

Villa Kali, no Líbano, desenhada pelo atelier BLANKPAGE Architects e Karim Nader, tira o máximo partido da sua vista sem fronteiras para o mar.

Projeto: BLANKPAGE Architects + Karim Nader Studio
Fotografias: Nadim Asfar, Marwan Harmouche e Bahaa Ghoussainy

BlankpageArchitects KarimNaderStudio-VillaKali-59201-PH_Q4A5345_photoMarwanHarmouche

A Villa Kali está situada em frente ao Mar Mediterrâneo, na costa do Líbano, na cidade de Mounsef, ao norte de Beirute. O local fica perto da antiga cidade portuária de Byblos, uma das mais antigas cidades fenícias.

BlankpageArchitects KarimNaderStudio-VillaKali-59201-PH_Q4A5920_photoMarwanHarmouche BlankpageArchitects KarimNaderStudio-VillaKali-59201-PH_Q4A6114_photoMarwanHarmoucheOs arquitetos Patrick Mezher e Walid Ghantous (BLANKPAGE Architects) e Karim Nader (Karim Nader Studio) trabalharam durante quase quatro anos no projeto desta luxuosa mansão situada à beira mar, projetando cada detalhe de uma casa que reinterpreta uma série de aspetos ambientais do local: a luz, o sol, o ar, a formação rochosa do litoral em que assenta para abraçar a praia sem qualquer mediação desnecessária que não seja o som perpétuo das ondas a bater na costa.

BlankpageArchitects KarimNaderStudio-VillaKali-59201-PH_Q4A7474_photoMarwanHarmouche BlankpageArchitects KarimNaderStudio-VillaKali-59201-PH_Q4A8048_photoMarwanHarmoucheInspirada nas formações rochosas, a casa revela-se em níveis sobrepostos, replicando o layout das casas tradicionais, onde os quartos são agrupados em torno de um pátio. O pátio abre-se completamente em direção ao mar, e os dois volumes laterais, colocados num ângulo que lhes permite abraçar o horizonte o mais amplamente possível, fundem-se com a natureza em redor. Nesse sentido, a topografia e as formações rochosas do litoral parecem prolongar-se para dentro da casa; o mar em si faz parte desta residência, e a água e a brisa salgada dialogam com todos os elementos arquitetónicos.
BlankpageArchitects KarimNaderStudio-VillaKali-59201-PH_Q4A6736_photoMarwanHarmouche BlankpageArchitects KarimNaderStudio-VillaKali-59201-PH_Q4A8171_photoMarwanHarmoucheA Villa Kali tem uma superfície total de 2.000 metros quadrados e consiste em dois volumes que se abrem para o mar em forma de V, com pontes de ligação. As duas alas laterais direcionam o olhar dos seus moradores e convidados para o Mediterrâneo através de uma ampla escadaria que conduz da garagem a uma área de receção, no centro da casa.

BlankpageArchitects KarimNaderStudio-VillaKali-59201-PH_Q4A7677_photoMarwanHarmouche

Nesta área mais pública, que pode ser abrigada ou totalmente aberta aos elementos por meio de um sistema de portas de vidro deslizantes, existe a sala de estar, o bar, o ginásio e a cozinha.

BlankpageArchitects KarimNaderStudio-VillaKali-59201-PH_Q4A8352_photoMarwanHarmouche

Da área da receção pode-se aceder ao terraço, caminhar em direção à piscina, descer em direção à praia. Os dois pisos superiores incluem 11 suítes, cada uma com vista para o litoral e o mar, além de outras salas de estar. Um terraço suspenso facilita a circulação entre as duas alas. Um jardim no topo da casa completa a composição, fazendo referência novamente às formações rochosas do local.

BlankpageArchitects KarimNaderStudio-VillaKali-59201-PH_L1007324_photoNadimAsfar BlankpageArchitects KarimNaderStudio-VillaKali-59201-PH_L1008109_photoNadimAsfar

Todo o processo, do projeto à construção, e depois ao próprio habitar da casa foi muito emocionante para todos nós: arquitetos e proprietários. Como designers, respondemos ao pedido dos nossos clientes, de uma casa de praia cheia de luz, que fosse espaçosa o suficiente para acomodar grandes festas e reuniões. Experimentámos uma interação surpreendente do espaço interior e exterior, aproveitando ao máximo o local e a topografia. Os moradores gostaram muito de seguir todo o processo de construção das casas e e como tal viveram connosco momentos especiais, e creio que hoje aproveitam ao máximo a sua casa elegante e exuberante, construída para entreter grandes grupos de amigos ”, disse a respeito o arquiteto Karim Nader.

BlankpageArchitects KarimNaderStudio-VillaKali-59201-PH_19_photoBahaaGhoussainy

0
Would love your thoughts, please comment.x