Por a 28 Março 2017

 

Uma casa única, um ambiente hollywoodesco

Créditos: Imagens Xico Diniz/photoforpress.com

 

Assinada pelo arquiteto Sidney Quintela, esta habitação no Brasil é o reflexo de bom gosto com uma pitada de fantasia cinematográfica.

O cliente, um empresário divorciado, pretendia uma residência contemporânea onde os espaços fossem integrados, a suíte máster fosse ampla e o seu hobby/coleção (o automobilismo) fizesse parte da decoração.

 

Captura de ecrã 2017-03-28, às 13.27.40

Para além dos automóveis, o proprietário possuía ainda uma grande coleção de bebidas, utilizada na decoração, e ainda de bicicletas, as quais também foram incorporadas na ambientação dos espaços principais da casa, como por exemplo na zona de estar e na suíte principal. «Como respeitamos muito a história pessoal do cliente, escolhemos apenas novos objetos e mobiliários que se adequassem ao estilo dele, por isso todas as peças ficaram bem coordenadas», revelam os arquitetos do ateliê Sidney Quintela.

Para diferenciar o espaço, o ateliê tirou partido do pé-direito alto, de grandes esquadrias para entrada de luz natural e do contraste do cimento frio com a madeira quente da grande porta principal, em madeira maciça, de acesso à casa, a qual permite a entrada do automóvel que fica “estacionado” na zona de estar. Periodicamente, o proprietário alterna este automóvel em exposição por outro dos seus 90 carros de coleção.

 

Captura de ecrã 2017-03-28, às 13.27.14

Em termos de estrutura, a construção foi projetada e erguida em forma de U e foram utilizados painéis deslizantes com vidro, de maneira a que todos os espaços se abram para a área de lazer no centro do terreno, cercado por muros altos.

Com a transparência do vidro, os ambientes são banhados pela luz natural e têm visão entre si e da área externa. Os pilares e as vigas são de cimento pré-moldado e apenas as lajes de concreto foram feitas em obra. Foi instalada ainda uma cobertura plana impermeabilizada.

O pé-direito duplo, que soma 5,80 metros, e as janelas verticais de vidro em vários cantos, incluindo no mezanino, garantem a ventilação cruzada, necessária em locais quentes como Salvador. Ao abrir os painéis de correr na sala de estar, o ar quente sobe e sai por essas janelas com vidro duplo. A camada de ar entre eles evita um maior aquecimento interno, favorecendo a eficiência energética.

Para além da parte técnica, a decoração é sem dúvida a estrela desta casa, pois o design, a arte e as peças irreverentes fazem a diferença. Na sala, encontramos duas poltronas Poltrona Pucci e o automóvel, que pertence à coleção do morador e que ocasionalmente é trocado por uma das suas bicicletas. Perto das escandas, podemos ver também uma peça muito interessante: um quadro do artista Gibb Slife, “The Daily Rub”, de acrílico sobre tela e adquirido na Pena Cal Galeria de Arte.

A arte, o clima espetacular e a luz exuberante fazem desta casa um local de fantasia e bem-estar, bom gosto e bom ambiente!

0
Would love your thoughts, please comment.x