A ceramista de renome internacional Pascale Girardin esteve em Las Vegas na HD Expo, a principal vitrine de design de hotelaria da América do Norte.

42703-preview_low_1082-6_42703_sc_v2com 42701-preview_low_1082-6_42701_sc_v2com

Girardin é mais conhecida pelas suas instalações arquitetónicas compostas de centenas ou mesmo milhares de peças criadas individualmente que se agrupam em composições de grandes dimensões. O seu trabalho pode ser encontrado em todo o mundo em espaços comerciais de luxo, restaurantes e hotelaria, para clientes como o Four Seasons, The Peninsula, Nobu e Harry Winston.
42744-preview_low_1082-6_42744_sc_v2com
42699-preview_low_1082-6_42699_sc_v2comPara a HD Expo deste ano no Mandalay Bay, a artista revelou uma nova instalação original que assumiu a forma de uma alcova luxuriante. A Bloom foi montada exclusivamente para o evento usando plantas cerâmicas suspensas, vidradas, não vidradas e douradas, contra um cenário verdejante. Dentro do stand, os visitantes também poderam explorar as obras de arte pessoal de menor escala de Girardin. Cada uma das suas peças barro únicas são feitas à mão e embelezados com pinceladas matizadas cuja coloração evoca tonalidades ricas em pedra, água e areia.
42704-preview_low_1082-6_42704_sc_v2com

Bloom serve como contraponto a outro novo trabalho do estúdio de Girardin, o Desert Breeze, em exposição permanente no Four Seasons Hotel Las Vegas (primeiro andar da Mandalay Bay Tower).
Aqui, Girardin criou a ilusão de flores silvestres à deriva num vento suave, evocando a vegetação austera do deserto de Mojave. Cada uma das cerca de 500 flores, pétalas e folhas, que fluem graciosamente através das três paredes da grande escadaria do hotel, foi criada à mão em porcelana branca delicada, de modo que não há duas peças iguais. Desert Breeze está destinado a ser um ponto focal para o hotel e um cenário fotográfico intemporal para capturar os marcos e comemorações dos hóspedes.
42706-preview_low_1082-6_42706_sc_v2com 42705-preview_low_1082-6_42705_sc_v2com

Sobre Pascale Girardin

Pascale Girardin (Canadá) contribuiu para o dinamismo da cerâmica contemporânea através das suas instalações arquitetónicas de grande escala. Luxo, harmonia e equilíbrio são as qualidades por excelência que definem as suas obras de arte únicas. Os espaços exclusivos em que ela investe são inspirados pela expressão de forma pura e as suas criações destacam subtilmente o nosso relacionamento essencial com o mundo que nos rodeia. Se as suas obras estão suspensas no ar, enfeitando uma parede ou flutuando na água, elas evocam, sempre, a presença omnipresente e a estrutura orgânica da natureza.

Formada em Pintura, o interesse de Pascale Girardin pela arte e pela ciência levou-a a estudar biologia (Université de Montréal), design (Certificado em Tecnologias Digitais, Universidade Concordia) e arte visual (BFA no Studio Art, Concordia University). Era natural que uma personalidade tão multifacetada continuasse a estudar, tendo por isso um Mestrado em Artes Plásticas pela Universidade do Quebeque, em Montreal, com o objetivo de melhorar a sua capacidade de conduzir pesquisas criteriosas e continuar a nutrir o seu trabalho.

A mente inquisitiva de Pascale Girardin e o implacável desejo de explorar levaram-na a desenvolver um corpo de trabalho significativo e em constante evolução. Nos últimos anos, Girardin ampliou a sua prática com novos materiais, como alumínio, resina, policarbonato e madeira. Não menos importante, de acordo com sua crença de que a arte da vida e a vida da arte estão intimamente ligadas, expandiu ainda mais o seu repertório projetando e criando louças para os restaurantes norte-americanos de alto nível J & G Grill, Nobu e Toqué!

Sem mais artigos