Pode-se dizer sobre esta casa que tem um ritmo, que marca uma cadência e que não desvenda todas as suas surpresas num primeiro olhar. É uma casa que se desdobra em volumes, espaços e experiências. E foi construída com soluções de pré-fabricação.
Arquitetura: Maurice Martel / Fotografias: Maxime Brouillet
Construída com paredes pré-fabricadas, esta é uma casa térrea que explora um modo de viver num jogo de volumes, que umas vezes se abrem para o exterior, e outras se fecham para acolher espaços mais reservados. Podemos falar de uma arquitetura de diálogo, onde espaços interiores e exteriores se fundem num entrelaçado de experiências.
Uma vez que os painéis pré-fabricados estruturais apresentavam restrições ao nível das dimensões, o projeto representou um grande desafio ao nível da construção e da criatividade.
Para quebrar um efeito padronizado próprio dos pré-fabricados, a casa é composta por quatro volumes que jogam com as alturas e cuja disposição oferece um percurso que proporciona diferentes vistas e ambientes.
Importa recordar que o lote não oferecia grande privacidade para os terrenos vizinhos e para o conseguir, o arquiteto desenhou a casa em torno de um pátio interior naturalmente protegido, mas que ainda assim, permite a entrada abundante de luz natural.
No interior, cores neutras e matérias acolhedoras dão a tónica de uma casa que se quer simples, mas onde os detalhes são trabalhados com requinte.
A cozinha ocupa o “coração” da casa e assume-se como uma passagem necessária de acesso aos restantes quartos.
No volume mais alto fica a casa-de-banho, que oferece uma experiência sensorial, amplificada pelas portas e cortinas de entrada escolhidas.
No exterior, foram desenhados vários espaços que oferecem experiências também elas diferentes. Existe uma zona ajardinada de convívio à volta de uma fogueira, um pátio central em torno do qual se desenvolve a residência e, no Verão, permite a continuidade da cozinha e constitui o coração do projeto. E, finalmente, existe ainda um outro pequeno pátio. Um projeto de paisagismo que enriquece as vistas a partir do interior da casa.