Por a 25 Janeiro 2022

São quase 300m2 de área construída e o branco como pano de fundo, nesta casa do arquiteto Alan Chu. Alojada no centro de uma cidade, a sensação que passa a quem ali entra é a de estar junto a uma praia tropical ou no seio de um planalto.

Projeto: Alan Chu; Fotografia: Djan Chu; segundo a memória descritiva enviada pelos arquitetos, via Archdaily

A Casa da Mangueira está situada no Planalto Central Brasileiro, junto ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na cidade de Alto Paraíso de Goiás. A cidade é o principal ponto de partida para as atrações mais emblemáticas da região.

Implantada num lote de 700m2 na área central da cidade, a casa foi concebida para ser a residência dos arquitetos, alem de funcionar como uma pousada exclusiva com apenas três quartos para hospédes. A construção térrea e discreta foi projetada de forma a conciliar a vida da família e o conforto e privacidade dos hóspedes.

A porta de entrada abre-se para um jardim em forma de corredor a partir do qual de se acede às 3 suítes de hóspedes através de pátios privativos, e finalmente, no final do percurso, à última porta que dá acesso ao pátio principal da casa, espaço aberto que envolve a mangueira, árvore que dá nome à residência.

Linhas simples e poucos materiais combinados com pátios e jardins criam uma atmosfera despretensiosa e introspetiva, um abrigo perfeito para os visitantes que passam o dia a explorar as paisagens exuberantes da Chapada.

0
Would love your thoughts, please comment.x