Hometour a uma casa com sala que se estende para a varanda, potenciando a sensação de estar numa casa com jardim, mesmo tratando-se de um apartamento.
Fotografias: Denilson Machado, do MCA Estúdio.
O apartamento de 170m2 situado no Leblon, no Brasil, foi fruto de uma profunda remodelação e, consequente projeto de decoração assinado pelo gabinete Bezamat Arquitetura.
O casal de proprietários com uma filha jovem adulta recorreu à ajuda das arquitetas Cristina e Laura Bezamat para transformar esta habitação à sua imagem.
Desde cedo que a maior preocupação das arquitetas foi redefinir o layout do apartamento já que na sua origem estava mal distribuído. Começaram por trocar o lavado aproveitando o local para aplicar uma divisória vazada no acesso ao apartamento delimitando, assim, o hall de entrada.
Também trabalharam com painéis de madeira para disfarçar a porta de acesso aos quartos e revestiram a viga onde ficava a antiga porta da varanda. Assim, integraram o ambiente, criando uma moldura para a vista do verde do jardim do prédio. A varanda fechada com uma espécie de cortina de vidro transformou-se num dos pontos altos do projeto.
“A presença do jardim valoriza os ambientes e cria uma atmosfera repousante em todo o apartamento”, explica a arquiteta Cristina Bezamat.
Fechar a varanda permitiu também nivelar o piso (mantendo o piso de mármore Travertino da sala) e colocar mobiliário complementar à sala de estar. Como a varanda dava acesso à sala e a dois quartos, as arquitetas fecharam uma parte da varanda, permitindo ampliar o quarto da filha do casal. A restante área funciona como expansão da sala de estar e do escritório.
A segmentação dos ambientes e a instalação da divisória vazada (biombo), assim como, os painéis de freijó disfarçaram as portas e passagem para a área privada.
A instalação de estante atrás do sofá criou uma área de depósito disfarçada pelo sofá e um bar com duas adegas embutidas. Na área da varanda para a sala foram colocadas duas chaises. E nas laterais, a instalação de painéis ripados em laca branca escondeu a condensadora do ar condicionado e deu privacidade ao quarto do outro lado.
Nesta área social, as arquitetas optaram por uma paleta de tons de bege claro e cinza. Usaram depois o azul marinho em duas poltronas e couro natural claro nas outras. Os pequenos toques de cor foram dados nas almofadas decorativas e nos adornos e quadros. A intenção desta paleta foi criar um ambiente atemporal, elegante e contemporâneo, de acordo com o perfil dos moradores.
O resultado é uma casa de estilo contemporâneo chique, mesmo na cozinha.
Nos quartos, a estratégia passou por criar uma atmosfera intimista e repousante para todos, usando cores claras e tecidos de textura suave.