Por a 2 Outubro 2025

Na edição que chega hoje às bancas, rumamos a norte! Tendo como pano de fundo o lugar onde tradição e vanguarda se cruzam, damos a conhecer alguns dos mais inspiradores espaços e mentes que dão voz e forma ao design e à arquitetura contemporânea. Nesta edição, a cidade do Porto e a sua envolvente são os protagonistas de uma cena criativa que se desdobra em artistas, designers, marcas, empresas, ambientes, inspirações e quatro casas muito especiais: do refúgio de Michael Miranda, cofundador do coletivo DING DONG, e do seu marido, ao Cabinet de Curiosités de Fabián Pellegrinet Conte, passando por um apartamento com vista até a uma moradia familiar desenhada por um dos nomes maiores da arquitetura mundial, Eduardo Souto de Moura. Entramos no outono, com uma revista bem recheada de conteúdos que prometem momentos bem passados.

Fotografia de capa, Cláudia Rocha.

Inspirações

Da mata Atlântica a terra firme, do espaço lunar ao eterno mar, as inspirações deste mês vão beber à natureza, numa celebração da matéria enquanto eco do que é elementar.

À Lupa

Nesta edição, damos-lhe a conhecer a força da matéria, na interseção entre o utilitário e o artístico no trabalho do estúdio Bacelar-Pereira Design House, a Adico – a mais antiga fábrica de mobiliário metálico em Portugal -, o trabalho artístico de Filipe Fangueiro, o universo de Graça Paz, os tapetes da RUG by GUR e a história da designer de produto, docente e ceramista, Mónica Santos.

Ateliês

Os ateliês Ding Dong, Spacemakers e Verum Atelier são os protagonistas da secção de Ateliês na edição de outubro.

Ambientes

Nesta edição falamos de Design e mostramos as diferentes facetas da identidade humana expressas pela mão da Adorno, importante galeria online, com membros de mais de 60 países, no âmbito da exposição “Persona”, em Copenhaga.

As nossas casas

As casas desta edição são todas no Porto e arredores e têm em comum uma identidade muito própria que se traduz na forma como são habitadas. Começamos com uma casa que se abre para o jardim. Um projeto de 1989 assinado por Eduardo Souto de Moura, que une materiais intemporais, linhas puras e memórias familiares, num diálogo constante entre arquitetura e vida. As fotografias são de Cláudia Rocha.

Seguimos para o pied-à-terre de Michael Miranda na Foz, diretor criativo da Ding Dong. O espaço sintetiza memória e contemporaneidade, num tributo ao legado arquitetónico dos anos 70, materializando-se num manifesto do estilo cosmopolita que define a vida de Michael e do marido. As fotografias são de Cláudia Rocha.

Localizado no Porto, o apartamento que se segue é o refúgio de um casal jovem, apaixonado por gastronomia, música dos anos 60 e viagens pelo mundo. As fotografias são de André Fontoura.

A última casa desta edição é de Fabián Pellegrinet Conte. Localizado na Foz, o apartamento do designer é um Cabinet de Curiosités, que expressa a sua personalidade e forma de estar na vida. As fotografias são de Cláudia Rocha.

Tudo boas razões para não deixar fugir a sua revista Urbana de outubro. Por último, mas não menos importante, e porque não queremos que perca nenhuma edição, deixamos aqui o link para a sua assinatura. Despedimo-nos desejando-lhe um mês cheio de inspiração e boas leituras.