De 15 a 25 de maio, no Porto, a 7.ª edição do Sleep In volta a surpreender com ambientes de autor, sessões de showcooking e cinema, arte ao vivo e o lançamento de uma novidade no espaço da revista URBANA, media partner exclusivo do evento.
O SLEEP IN 2025 – “Instagram Edition”, organizado este ano, pela primeira vez, em parceria com a revista URBANA, está de volta, prometendo mais uma edição inesquecível. Entre 15 e 25 de maio, das 15h às 21h, o icónico Palacete Silva Monteiro, na Rua da Restauração, n.º 318, Porto, será o palco para a 7.ª edição deste evento imersivo, que reúne 17 ateliers de arquitetura e design, artistas plásticos, performances ao vivo e uma programação cultural que cruza design, inovação, cinema, gastronomia e arte. Este ano, a temática “Instagram Edition” convida os participantes a explorar e interagir com os ambientes de forma a gerar experiências sensoriais, que poderão ser partilhadas no universo digital.
O evento é acolhido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CRVV) pelo segundo ano consecutivo, conta com a NEUCE como main sponsor e a estreia da revista URBANA, enquanto media partner – veja aqui todos os conteúdos alusivos ao evento -, reforçando o seu alcance junto do público e dos profissionais do setor.

Sobre o conceito “Instagram Edition”
Na edição de 2025 do SLEEP IN, os ambientes ganham vida através da inspiração em pessoas reais — figuras como o chef Vítor Matos, o enólogo Anselmo Mendes, a influencer Carolina Nashtai, a atriz Marisa Berenson, o cineasta Ruben Alves, a decoradora sulafricana Serena Crawford ou o bailarino Takagi Justin Jay, entre outros. Cada espaço reflete um estilo de vida único, traduzido em design, arte e emoção.
Design X “Instagram Edition” – 1, 2, 3 ação!
1. O design é global, ultrapassa todas as fronteiras físicas e habita no mundo digital. Cada ambiente será projetado com uma forte vocação cenográfica e fotogénica, pronto a ser captado, partilhado e amplificado por influenciadores, profissionais e visitantes. Esta é uma edição que aproxima o design do grande público e das marcas, com enfoque na visibilidade, nas colaborações e no fator viral.
2. Abertura a uma nova geração de designers de interiores, promovendo o diálogo entre talentos consagrados e emergentes.
3. Um evento mais interativo e preparado para o universo digital — todos os espaços foram pensados como cenários ‘instagramáveis’, ideais para a criação de conteúdos únicos e virais.
Destaques do programa
- Showcooking com a presença do Chef Chakall, no Espaço Urbana*;
- Prova de vinhos selecionados da região dos Vinhos Verdes;
- Lançamento e apresentação de novos produtos e peças de design;
- Palestra sobre o sono, por Alexandra Parrado;
- Exposição coletiva de arte, com obras de Jorge Curval, Núria Formenti, Carlos dos Santos (Al.San) e Paulo Ramunni;
- Residência artística de escultura, por Filipe Mariares;
- “Sleep in Art Day” (24/05) – movimento ao estilo Place Du Tertre (Montmartre), onde vários artistas consagrados e amadores partilham e desenvolvem in loco o processo criativo;
- Cinema ao vivo, com a exibição do filme “a Gaiola Dourada”, de Ruben Alves, no auditório comunicante ao espaço da dupla criativa Geotoni que se inspirou no próprio cineasta.
*Estreia do Espaço Urbana, onde será revelada uma grande novidade da Teka, com a presença do chef Chakall em ação na nova cozinha da marca, num cenário multidisciplinar e versátil.
Participações confirmadas
A 7.ª edição do Sleep In 2025 – “Instagram Edition” reúne alguns dos nomes mais reconhecidos do design e das artes em Portugal. Participam os ateliers e designers:
Fabian Pellegrinet, Rui Maciel, Perímetros AD, Ana Paiva, Sete Chaves, Paulo Coelho, Carlos Archer, Cervus Concept & Decoration, Ana Lencastre, Mimoo Studio Design de Filipa Costa, Thema Atelier, CódigoDesign, Dama de Paus, GEOTONI de António Machado e Geovani Prado, Alessandro Pepe, ANI .S.T.U.D.I.O de Ana Pinto e Marco Rondoni. Além destes, Toni Grilo, um dos nomes maiores do design nacional e internacional, marcará presença com as peças apresentadas em Milão (SaloneMilano) para a Riluc assim como o designer industrial Kenneth Cobonpue.
O evento também conta com a participação de artistas plásticos de renome, como:
Jorge Curval, Filipe Mariares, Al.San, Paulo Ramunni, Nuria Formenti, Agostinho Santos e Nina Onaour. Estes artistas estarão a criar ao vivo, integrando as suas obras diretamente nos ambientes do evento, numa experiência única e dinâmica para todos os visitantes.
Uma casa que inspira
Sob a curadoria de Dina Souto Rosa, numa organização com a chancela da revista URBANA, o Sleep In 2025 – “Instagram Edition” é uma experiência imersiva, onde o design vai além do visual — é uma celebração da arte, da criatividade e da interação humana. O evento, além de transformar o Palacete Silva Monteiro, também se estende ao universo digital, integrando o conceito de Instagram Edition para que o público possa partilhar as suas experiências e emoções através das plataformas sociais.
“O Sleep In é uma casa que se reinventa a cada edição, onde o design se torna uma narrativa e uma experiência sensorial, capaz de provocar e inspirar a todos. Este ano, queremos que cada visitante se sinta parte da história que estamos a contar.” — Dina Souto Rosa, curadora do evento e Diretora de Operações da Moon Media (revistas Urbana, Casas de Portugal e Hotéis de Campo.
Público-alvo
Designers, arquitetos, arquitetos e designers de interiores
Marcas de mobiliário, iluminação, arte e lifestyle
Influenciadores, imprensa e criadores de conteúdo
Público apreciador de interiores, arte e experiências sensoriais
Informações gerais
Inauguração: 15 de maio, às 17h00
Datas: 15 a 25 de maio de 2025
Horário: 15h00 às 21h00
Local: Palacete Silva Monteiro – Rua da Restauração, n.º 318, Porto
Entradas: 5€ (via Ticketline)
Curadoria: Dina Souto Rosa
Tel.: +351 934 371 994
Email: [email protected]
Instagram: @sleepin_evento
Web: urbana.com.pt/sleep-in
Sponsors:
Neuce (Main Sponsor)
Mindol
Costa Nova
Teka
Küppersbusch
Haims
Damaceno & Antunes
AM Furniture
Media Partner: Revista Urbana – grupo editorial Moon Media