Para Jeff e Silvia, relaxar enquanto se observa, cozinhar, ler, ser criativo e envolver-se no design, são essenciais para habitar um espaço. A sua casa em Silverlake é o reflexo disso mesmo.
Projeto: Standard Architecture | Design / Fotografia: Laure Joliet / segundo memória descritiva
Jeffrey Allsbrook e Silvia Kuhle são sócios da Standard Architecture | Design, conhecidos pelas suas casas minimalistas mas confortáveis, e autores e proprietários desta casa, comprada em Silverlake em 1997, mas construída nos anos 1950.
Posicionada numa encosta com vistas de tirar o fôlego para a bacia de Los Angeles, a casa de dois andares tem terraços ao redor de uma árvore mexicana Fraxinus e foi remodelada e ampliada pela dupla.
Inspirados pelo caráter protegido do local e pela sua posição sobranceira à cidade, o casal projetou um oásis dentro da metrópole, com portas de vidro do chão ao teto que abrem as áreas de estar para um deck em balanço, que paira sobre a propriedade inclinada.
Sombreado pela copa da árvore, o pátio estende o espaço de estar e oferece vistas de 180 graus do centro da cidade para o Oceano Pacífico e para as montanhas de Santa Mónica à distância. No segundo andar, similarmente , grandes janelas de vidro relacionam os quartos com a árvore, com o seu jogo de luz e sombra e com as vistas filtradas mais além.
Ao longo dos últimos anos, Jeff criou um jardim nativo da Califórnia que não requer irrigação, substituindo a hera dominante anteriormente. A paisagem protege os arredores imediatos, aumentando a sensação de reclusão enquanto fornece vistas da paisagem urbana e do céu expansivo.
A longa cozinha de corredor, com armários laqueados em branco, abre-se generosamente para a sala de estar e de jantar através de uma parede revestida a sequoia.
Assim como nos seus outros trabalhos, o interior minimalista abraça o ambiente natural. Pisos de cimento e tetos de gesso definem as divisões que se caraterizam ainda pela luz abundante. Móveis de carvalho branco, lã e couro complementam a simplicidade da paleta escolhida.
Silvia e Jeff adicionaram, editaram e mudaram os móveis e as peças de arte ao longo do tempo, fazendo com que as novas aquisições e relacionem com as existentes.
A dupla destaca a mesa de jantar em carvalho branco sólido, com grandes pernas cilíndricas, projetadas por Jeff, por ser a peça central que ancora os interiores. O seu acabamento combina com as cadeiras de jantar em carvalho e cordão da BRDR Kreuger, adquiridas para complementar a mesa. As Soda Tables de Yiannis Ghikas apoiam um sofá de couro da Eames. Este grupo de assentos é usado diariamente para ler, aproveitar a brisa do oceano que se infiltra pelas portas de correr abertas, acender o fogo a lenha do fogão de ferro fundido ou aproveitar o silêncio e as vistas.
A arte adquirida pelo casal provém de clientes artistas e de exposições ao longo do tempo. Destaque para a peça em metal de Curtis Jeré e a coleção de moinhos de pimenta de teca Jens Quistgaard Dansk. Do acervo fazem ainda parte pedras recolhidas em caminhadas – que preenchem um nicho na entrada.