Por a 16 Julho 2024

Em Barcelona, o estúdio de design de interiores Brákara, transformou um apartamento sem graça num oásis urbano com dois terraços.

Projeto: Brákara Studio / Fotografia: Jordi Folch

Localizado no último andar de um antigo edifício residencial, este apartamento de 55m2 – com mais 64m2 de terraços -, passou por uma transformação profunda, graças a um projeto de design de interiores bem estudado, que incluiu um novo layout e mobiliário personalizado pelo próprio Brákara Studio.

Antes da remodelação, as paredes da sala de estar, pintadas de um azul profundo, faziam com que o espaço parecesse menor e muito menos acolhedor. A cozinha era separada do resto da área de estar por um espaço muito estreito. E os antigos donos viviam de costas para os dois terraços, que eram relegados, na melhor das hipóteses, a estender a roupa lavada.

Agora, a casa destaca-se pela luz natural em todas as divisões –  hall de entrada, área de dia com sala de jantar, cozinha e sala de estar integradas, um escritório, um quarto de casal e uma casa de banho. Para além disso, os dois terraços oferecem dois espaços distintos: um mais social, com uma confortável sala de jantar e sala de estar; o outro mais privado, com uma área de relaxamento idílica com cama balinesa e chuveiro ao ar livre.

Segundo os autores do projeto, assim que se entra no apartamento, a luz natural inunda o interior. Separando o hall de entrada do resto da área do dia, há uma peça de mobiliário branco feita sob medida com um tampo de madeira, encimado por uma divisória de vidro de meia altura emoldurada por retângulos brancos horizontais. Como não há portas, a circulação no hall de entrada é aberta, com a área de convivência de um lado e o escritório do outro.

O escritório fica no que costumava ser a cozinha estreita. A mesa, em madeira natural, é recuada no que parece ser uma parede branca simples, mas, na realidade, camufla vários armários como uma excelente solução de arrumação.

A harmonia estética da área diurna é alimentada pelo cromatismo dos móveis brancos e de madeira, com contrastes em preto e sutis toques de cor, como o sofá estofado azul.

A ilha da cozinha é o epicentro em torno do qual o resto dos espaços são articulados. A uniformidade dos móveis da cozinha em branco imaculado, juntamente com a do resto da sala de estar, gera uma atmosfera acolhedora e sensação de amplitude. Em ambos os lados, a área diurna tem grandes janelas que dão acesso aos dois terraços.

A transformação dos terraços foi espetacular. O Brákara Studio criou um oásis no coração da cidade, com pavimento de ripas de madeira, pedras brancas, relva artificial combinada com plantas naturais abundantes e móveis de vime e cana natural.

A cozinha dá acesso ao terraço mais social, com madeira natural complementando uma confortável área de estar com um sofá ao ar livre e mesa de centro. O terraço foi projetado para entreter os hóspedes e aproveitar o bom tempo. Na extremidade oposta, ao lado da área do lounge, é possível aceder ao terraço privado, um espaço íntimo ideal para relaxar e que convida a apenas estar.

No quarto, com acesso direto ao terraço, destacam-se os móveis brancos projetados por medida. A cama é inserida na parede, com três prateleiras brancas que servem como cabeceira. Elementos decorativos como pinturas, plantas naturais e o icónico candeeiro da Santa & Cole, projetado por Miguel Milà, destacam-se.

0
Would love your thoughts, please comment.x