Por a 16 Julho 2024

Às portas de mais um fim-de-semana, vamos até aos Açores para lhe sugerir pessoas, lugares e experiências imperdíveis. Tome notas.

Texto: Isabel Figueiredo / Fotografia de entrada: São Jorge, Açores, © Martin Kaufmann

É um dos destinos com mais procura a cada ano que passa. Turistas e novos habitantes, que abandonam o continente em busca de uma vida mais tranquila, confirmam a magia do arquipélago.

Hotel Senhora da Rosa

Localizado na ilha de São Miguel, entre as montanhas e o mar, o Hotel Senhora da Rosa é a nossa escolha para quem procura a combinação entre o descanso, a tradição e a natureza. Inserido numa antiga quinta do séc. XVIII, o hotel oferece 35 quartos (suítes e alojamentos especiais), inspirados nos antigos cafuões da quinta.

Restaurante Aldeia da Cuada

Para comer, vamos ao Aldeia da Cuada, nas Flores, com um ambiente simples e rural e uma cozinha atenta aos produtos frescos da terra e do mar, caso da Sopa de Peixe com pimenta da Terra ou do Bife de Atum com puré de batata doce.

Museu do Vinho, © António Carvalho Cunha

No Pico, o Museu do Vinho, na vila da Madalena, aborda a temática da vinha, a principal atividade económica da comunidade que ocupou o território desde o seu povoamento. As instalações agrícolas, dos sécs. XVII-XVIII e outrora pertença do Convento do Carmo, onde os frades carmelitas que habitaram na cidade da Horta permaneciam durante o verão, ecoam o estilo arquitetónico da fase rica do Ciclo do Vinho Verdelho. O museu compreende a Casa Conventual dos Carmelitas, os edifícios dos alambiques/receção e do lagar, o mirante e a vinha e a Mata de Dragoeiros.

Azores Wine Company © Francisco Nogueira
Azores Wine Company © Francisco Nogueira

A nova adega da Azores Wine Company, com projeto do coletivo SAMI Architects, combina espaços de produção com os de convívio. A partir do seu terraço é-nos revelada uma perspectiva “que abrange a malha de muros de pedra lávica (caris), que protegem as vinhas, e as ilhas vizinhas do Faial e de São Jorge, bem como o cone do vulcão”.

© Visit Azores

Na Caloura, ex-líbris do concelho de Lagoa, em São Miguel, são famosas as suas piscinas naturais. Vale a pena dar um mergulho e aproveitar o sol na praia da Baixa D’Areia ou provar o Vinho de Cheiro, visitar o Convento que, além dos jardins, encerra no seu interior uma coleção de azulejos do século XVII.

Estúdio © Paulo Goulart

O estúdio da escultora Isabel Silva Melo, “Sob a Compressão da Luz”, com projeto do arquiteto Bernardo Rodrigues, em Rabo de Peixe (São Miguel), merece igualmente a nossa visita. Licenciada em Artes Plásticas pela ESAB do Porto, e com uma pós-graduação em Design do produto – Joalharia, este espaço de criação fica junto à sua casa.  

0
Would love your thoughts, please comment.x