Por a 9 Abril 2024

Localizado no Lumiar, em Lisboa, este apartamento renovado atualizou-se na procura de um modo mais fluido de viver. Para isso, uma das transformações mais significativas foi a passagem da tradicional cozinha a kitchenette. Um projeto assinado por João Tiago Aguiar e fotografado por Francisco Nogueira.

Projeto: João Tiago Aguiar Fotografias: Francisco Nogueira / segundo memória descritiva

A renovação deste apartamento em Lisboa, envolveu um redesenho mais abrangente e alargado de modo a criar um espaço mais aberto e contemporâneo.

Originalmente com dois quartos e duas instalações sanitárias, o layout do apartamento foi transformado, ficando com uma suite e um quarto. Na procura de aumentar a privacidade e dar maior qualidade à habitação, uma das instalações sanitárias foi adicionada a um dos quartos, transformando-o em suíte. Isto foi possível graças ao reposicionamento de uma porta, o que permitiu que o acesso passasse a ser feito directamente pelo quarto ao fundo em vez de pelo hall dos quartos.

A tradicional cozinha passou por uma transformação significativa, passando a kitchenette, o que não só adicionou funcionalidade, como também contribuiu para o desenho de um espaço mais fluido e flexível. Também o hall de entrada e a lavandaria foram reconfigurados na procura de criar uma atmosfera coesa e acolhedora.

De modo a atender às expectativas do cliente, um substancial desenho de marcenaria foi desenvolvido, envolvendo o design de algumas peças feitas à medida como roupeiros, estantes e alguns elementos decorativos. Vários pormenores de carpintaria foram ainda cuidadosamente considerados na tentativa de garantir um acabamento harmonioso e esteticamente agradável a todo o apartamento.

A iluminação desempenhou um papel crucial para alcançar uma atmosfera acolhedora, tranquila e especial. Caixas de luz e diferentes soluções de iluminação foram estrategicamente incorporadas com o intuito de aprimorar o ambiente geral de iluminação, criando uma atmosfera bem iluminada e convidativa.

O conceito visava potenciar a sensação de amplitude graças a um layout mais aberto, ao desenho e posicionamento estratégico de algumas peças de carpintaria e à remoção de algumas paredes divisórias desnecessárias. Espera-se que o resultado final reflicta uma habitação actual que combina funcionalidade, estética e uma atmosfera cuidadosamente elaborada, sempre na tentativa de atender às expectativas do cliente.

0
Would love your thoughts, please comment.x