Por a 14 Março 2024

Uma casa que respeita o seu carácter original, mantendo-se enraizada no presente e indo ao encontro das necessidades contemporâneas da família que nela reside.

Projeto: Vives St-Laurent  / Fotografia: Scott Norsworthy  / segundo memória descritiva

O mais recente projeto do estúdio de design de interiores Vives St-Laurent, é uma remodelação residencial que reflete um compromisso de modernização e otimização dos espaços habitacionais, preservando ao mesmo tempo a estética e o caráter do bairro histórico em que se insere, contribuindo assim para a sua evolução e respeitando o seu património arquitetónico.

‘’High Park’’ – nome com que foi designado o projeto -, é uma casa Eduardiana, estreita e com três andares, que que evoca a elegância discreta e o charme clássico do início do século XX.

O projeto de renovação, pretendeu redefinir toda a casa para atender às necessidades contemporâneas dos seus moradores. A equipa de design reorganizou o piso térreo, deslocando a cozinha para o terraço traseiro, promovendo uma ligação perfeita entre o interior e o exterior, e maximizando ao mesmo tempo a utilização da luz natural. 

A casa está organizada de uma forma enfileirada, com acesso direto do vestíbulo à sala principal. Pela sala de jantar chega-se ao boudoir e depois à cozinha, que foi realocada para otimizar o layout geral. Uma parede alta de arrumação integra engenhosamente a despensa, o frigorífico e vários armários, oferecendo uma solução prática e estética.

Um exaustor superdimensionado torna-se o ponto focal da cozinha, revestido em cerâmica branca brilhante para trazer leveza ao volume. A bancada em mármore confere movimento e riqueza ao espaço, criando um ambiente sofisticado e acolhedor. A adição de portas francesas na fachada posterior permite que a luz natural inunde o interior e proporciona um acesso conveniente ao terraço, fundindo perfeitamente os espaços interiores e exteriores.

Na entrada, dispostos em padrão chevron, os azulejos acrescentam uma textura orgânica extra ao conjunto. A escadaria original foi repintada para ganhar uma segunda vida, uma vez que o seu estilo clássico se harmoniza perfeitamente com os detalhes contemporâneos acrescentados pela equipa de design. Um lavabo sob a escada lembra sutilmente o ambiente de um boudoir, com paredes revestidas de carvalho branco manchado.

Uma biblioteca de carvalho branco combina discretamente com o boudoir, localizado em frente à sala de jantar. Uma porta de correr vintage dá acesso ao subsolo da residência e à entrada secundária na fachada lateral. O revestimento das paredes em madeira escura cria um contraste com os demais ambientes da casa, que apresentam tons mais claros, agregando aconchego e elegância.

No andar de cima, foram feitas melhorias nos quartos e no espaço de banho compartilhado do segundo andar, passando a integrar elementos modernos ainda que, preservando o caráter original da casa. Aqui, os pisos cerâmicos verdes foram dispostos de forma orgânica, harmonizando-se com os tons neutros do ambiente. 

Por último, o sótão transforma-se num versátil quarto familiar com casa de banho contígua, proporcionando espaço adicional para relaxamento e lazer em família.

0
Would love your thoughts, please comment.x