Por a 6 Março 2024

O coletivo ESQVTA assina a intervenção neste apartamento integrado no último piso de um edifício de traçado industrial, localizado na margem sul do rio Douro, próximo da ponte da Arrábida.

Projeto: ESQVTA / Fotografia: Nelson Garrido / segundo memória descritiva

O programa consistiu em alterar e maximizar a distribuição existente, adaptando-a à novas necessidades familiares, atualizando e elevando os acabamentos neste apartamento cujas salas e quartos estão orientados a norte, confrontando o rio, e a zona de serviço e sala de TV estão voltadas a sul, para a pedreira da encosta.

Cada espaço deveria refletir uma personalidade própria, enfatizando as caraterísticas do seu ocupante ou função.

No projeto fundem-se a arquitetura de interiores e o design de mobiliário de autor, onde cada peça é revestida com cariz de exemplar único sob o conceito de ‘Interior Tailloring’. As peças, mais do que obedecerem a uma tendência fugaz ou sazonal, espelham o universo criativo da empresa ESQVTA e uma estética marcada pelo traço firme e direto da arquitetura contemporânea.

Usando total liberdade criativa na linguagem a usar, em resposta à individualidade de cada ambiente, explora-se em cada divisão o tema do ‘Color Blocking’: para cada compartimento definiu-se uma cor que reflete o uso ou a personalidade do ocupante; a partir dessa mesma base de cor desdobram-se todas as outras cores do espaço, com apontamentos de contraste.

Nos quartos, escolheram-se cores frescas, como o verde e o azul, que remetem para as cores do rio e que contrastam com pontos de cor do expetro oposto como o vermelho ou o castanho escuro. Mármores – destaque para o Arabescato Vagli da instalação sanitária e lavatório do quarto principal –, madeiras e metais dourados fecham e equilibram as paletas destes compartimentos.

As zonas de circulação pintam-se numa escala de cinzas, pontuadas apenas pelas cores vibrantes das obras do pintor Paulo Ponte. Em continuidade com a zona de circulação, a cozinha surge em tom cinza, mas desta vez pela cor do Carvalho tingido e do mármore Carrara aplicado no pavimento. A exceção neste espaço faz-se pelo uso do latão escovado em nicho dos armários e na ilha central. Este é o ambiente em torno do qual toda a família circula e, como tal, definiu-se como ponto alto do projeto enfatizando o uso de materiais ousados – ilha completamente forrada a latão escovado.

Fora das cores base frescas ou frias, a sala de televisão – espaço de pausa e de relaxamento – veste-se de tons quentes que se desdobram desde o castanho das paredes e tetos, passando pela cor bege do Carvalho, até ao branco dos estofos pontuados por cores de fogo.

Fecha-se este ciclo de cores e materiais na casa-de-banho social. Desenhada com forte dramatismo visual, esta é completamente forrada com painéis em laca vermelha alto brilho e teto em vidro preto polido. A síntese destas duas cores faz-se no mármore Rosso Levanto do lavatório, um espaço de pequenas dimensões, mas que se multiplica em reflexos e efeitos de luz. 

0
Would love your thoughts, please comment.x