Por a 8 Fevereiro 2024

A equipa CASSIO Porto, de Paulo Cássio, interviu neste apartamento T3 com, aproximadamente, 170m², situado num edifício construído nos anos 70.

Projeto: CASSIO Porto / Fotografias: António Moutinho / Texto: Isabel Figueiredo

As várias varandas, incluindo uma com vista para o bonito jardim do próprio edifício, são um dos predicados deste apartamento completamente redesenhado pela equipa CASSIO Porto, um projeto que durou cerca de um ano até estar concluído.

“Era nosso objetivo adaptá-lo à realidade contemporânea e às necessidades do proprietário, um jovem solteiro que aprecia mobiliário vintage com toques de humor e irreverência”, conta-nos Paulo Cássio.

O layout inclui um hall de entrada, uma ampla sala com duas áreas de estar e uma de refeições, uma cozinha integrada no próprio espaço, um lavabo social, uma suíte, um closet e um quarto de hóspedes.

“De entre os vários trabalhos, integrámos a cozinha na sala, criámos um lavabo social, inexistente e adaptámos a casa-de-banho por forma a comunicar com o quarto principal, dando origem, assim, a uma suíte”.

As paredes, que eram originalmente em tartaruguinha, foram revestidas com gesso cartonado e toda a carpintaria foi lacada. Por seu turno, o teto, portas e estores de lâminas foram destacados com o preto. “Optámos por manter o pavimento original, pois é maravilhoso, deixámos as paredes em branco e escolhemos cortinas bege, de linho, para um contraste interessante com os tiques de verde, berinjela e azul-marinho, adicionados para quebrar a austeridade das cores base”, continua.

A cozinha está equipada com móveis inferiores e despenseiros em carvalho americano, para combinar com o pavimento da sala. Os móveis superiores lacados a preto alto brilho prosseguem este jogo de contrastes neste espaço.

“Para o pavimento e as paredes, usámos pastilha preta brilhante, bem como espelhos nas paredes entre os móveis da cozinha e nos espaços de banho, uma decisão que contribuiu em larga medida para a sensação de mais espaço e luminosidade”.

No apartamento, destacam-se ainda o grande sofá duplo em veludo verde da sala e a cama de dossel preta da suíte, ambos desenhados pela equipa CASSIO Porto. “Todo o demais mobiliário é vintage e contemporâneo de designers consagrados como Verner Panton, Gae Aulenti, Pierre Paulin, Paolo Rizzatto, Warren Platner, Achille Castiglioni, entre outros”, resume Paulo.

O facto de a sala integrar a cozinha permite que o seu proprietário, que gosta de cozinhar e receber amigos, passe ali a maior parte do seu tempo. Além disso, o espaço tem uma ilha para preparar cocktails e áreas de estar para socializar à vontade.

“É um espaço projetado para conviver e viver intensamente”.

0
Would love your thoughts, please comment.x