Por a 7 Fevereiro 2024

Localizada no Algarve, o desenho desta casa foi, segundo os seus autores, um exercício de equilíbrio. Vencedora de reconhecidos prémios internacionais de arquitetura, o seu projeto brinca com cheios e vazios, claros e escuros, áreas privadas e semi privadas e claro, a vista da envolvente.

Projeto: Visioarq Arquitectos / Fotografias: Fernando Guerra FG+SG / segundo memória descritiva

O projecto da Casa QL foi um exercício de equilíbrio de volumes e integração paisagista. A articulação de dois volumes sobrepostos e perpendiculares gerou, não só uma particular dinâmica espacial, mas também diferentes relações visuais entre os cheios e os vazios, entre os claros e os escuros – provocados pela dinâmica das sombras – entre as áreas privadas, semiprivadas e a vista para a envolvente.

Dois andares e uma cave abrigam um programa funcional preciso: jardim, piscina, sala de Verão, sala de estar e jantar, instalações sanitárias, cozinha geral e de Verão, quatro quartos, escritório e espaço para a brinquedoteca.  A circulação desenvolve-se através de uma escada contínua, junto do jardim interior que ilumina todo os espaços internos da moradia.

Os quartos, no primeiro piso, olham o verde da paisagem envolvente e aproveitam o terraço sobre a cobertura da sala e cozinha de Verão, para criar zonas de contemplação no piso superior. De um lado, uma consola balançada acolhe a entrada principal da casa, do outro, uma pérgula sombreia a zona de estar junto à piscina e sala de estar, suavizando verões particularmente quentes.

Paredes de betão branco aparente formalizam os volumes, pensados para um clima particularmente quente, nesta zona exclusiva do Algarve. Já os quartos apresentam nas suas aberturas laterais um ripado e portadas motorizadas metálicas, que filtram a luz sem eliminar do interior a contemplação da paisagem envolvente, seguramente um dos activos valiosos do projecto.

Sublinhe-se que a Casa QL venceu o prémio Archilovers Best Project 2017 e foi nomeada para os WAN Awards |  Short list 2017 na Categoria de Betão.

0
Would love your thoughts, please comment.x