Por a 27 Fevereiro 2024

Juliana Pippi ‘’abriu-nos’’ as portas da sua Casa – Ateliêr em São Paulo, onde materiais, cores e texturas vivem com peças de design brasileiro, objetos achados em velharias e claro, as suas criações. Conheça o Universo da arquiteta e designer de interiores.

Projeto: Juliana Pippi / Fotografias: Ruy Teixeira

Juliana mudou-se para esta casa há dois anos e dá-lhe o nome de Casa – Ateliêr porque, conta-nos ‘’é lá que desenvolvo as minhas coleções como designer e também onde  vivo’’. Para além disso, sublinha, ‘’a Casa funciona como um hub de cultura, música e arte’’. 

Para o conceito que norteou o projeto de decoração, a arquiteta e designer de interiores escolheu a integração – do design brasileiro com peças encontradas em velharias e claro, as suas peças de autor.

Mas a casa não foi sempre assim, explica-nos. ‘’Ampliei a sala e troquei os revestimentos da casa de banho  e da lavandaria. Já a cozinha, simplesmente vi a beleza revelada depois das paredes sem os azulejos e apenas pintei’’. 

A escolha da paleta de cores e dos materiais teve um propósito. ‘’A cozinha é um cubo rosa, uma proposta de imersão dentro da cor. Naquele espaço, materiais, pintura e revestimentos são num tom rosado que, também dá cor a uma das paredes da sala’’. 

Ainda sobre esta opção, Juliana salienta que a sua escolha também se prendeu com a vontade de levar uma leveza feminina ao espaço, fazendo assim um contraponto às estruturas de betão a vista e ao pavimento em tacos de madeira.

Sobre a sua divisão preferida, elege a que tem os instrumentos musicais porque a música é  o seu hobbie e tanto o piano como a viola, são objetos que fazem parte do seu dia a dia.

Do projeto como um todo, Juliana destaca a escultura “Entraço” – que resultou de uma colaboração com as artistas da BA Arte  e que esteve foi exposta em Veneza -, assim como as peças da sua autoria. ‘’As minhas linhas assinadas estão todas representadas aqui. Todos os tecidos usados são da Coleção Alinhavo para a EcoSimple; o sofá e a cama são da linha Camadas para o Studio Ambientes; o mobiliário do quarto é da Coleção Poesia produzida pela Hadra e as mantas e almofadas são da Casa das Dunas com a Pia Laus. Tudo o que faz parte do meu Universo está aqui’’.

Sobre o desafio que encerrou este projeto para si mesma, Juliana não esconde que todo o processo lhe deu imenso prazer a fazer, mas destaca o fato de ter conseguido preservar algumas das caraterísticas originais do prédio em que se insere, e que é da década de 60.

0
Would love your thoughts, please comment.x