Por a 3 Janeiro 2024

Aproveitar uma varanda, separar bem os ambientes e procurar soluções práticas mas visualmente agradáveis que facilitem a vida e ajudem na dinâmica de uma casa. Estas foram as apostas de Carolina Gava para este pequeno apartamento.

Projeto: Carolina Gava  Fotografia: Monica Assan / segundo memória descritiva

Atraído por uma nova oportunidade de emprego – que motivou uma mudança de cidade – o proprietário deste pequeno apartamento decidiu que a sua primeira morada seria transitória. Talvez por isso tenho decidido agarrar a oportunidade de comprar este apartamento de apenas 25m2, que estava numa ótima localização – oferecendo boa qualidade de vida e segurança, para além de várias opções de lazer, especialmente restaurantes e bares. Após a compra, a arquiteta Carolina Gava foi chamada para remodelar o espaço. ‘’ O cliente pediu ambientes jovens e práticos, mas enfatizou que o lado estético não deveria ficar comprometido pela fucionalidade’’, conta.

No apartamento original, haviam portas de correr que separavam a varanda – relativamente grande, considerando o tamanho do apartamento- do resto da casa. Na remodelação, a varanda foi fechada com vidro e as áreas interiores e exteriores foram integradas, criando assim um espaço único mais amplo, fluido, leve e moderno, mas bem dividido em zona de dormir, sala de estar, sala de jantar e cozinha, deixando apenas a casa de banho separada.

No geral, conta a arquiteta, o conceito do projeto procurou conciliar a personalidade do cliente com elegância. Por ser uma solução transitória, foram evitados gastos excessivos e aproveitados ao máximo os elementos existentes.

Na decoração, a aposta foi numa base neutra e numa parede verde, que criou um ponto de cor de grande impacto e baixo custo. “O tamanho do apartamento limitou a escolha dos móveis, uma vez que precisavam de ser compactos e confortáveis. Entre as opções do mercado, demos preferência a  peças funcionais e duráveis, com boa relação custo x benefício e características estéticas minimalistas”, diz Carolina.

Segundo a arquiteta, um dos destaques do projeto é, sem dúvida, o painel giratório da TV, que se tornou o coração do apartamento. Além de permitir que o morador veja televisão de qualquer zona, esta solução também ajudou a separar os ambientes, sem criar uma grande barreira visual, deixando, inclusive, a vista livre. 

Com a intenção de transmitir modernidade, com um toque criativo, foi adotada uma paleta cromática que incluiu grafite, verde, cru e madeira amadeirado.

0
Would love your thoughts, please comment.x