Por a 4 Janeiro 2024

A transformação de um armazém abandonado numa residência familiar foi a casa mais vista pelos leitores do site da Urbana. Mas a lista do top10 reserva muito mais e vai dos microapartamentos urbanos até às espaçosas casas no campo.

fotografia de entrada, Luis da Cruz

A transformação e reconversão de um armazém na casa da arquiteta Joana Dalmau Pinto foi a mais vista pelos leitores do site da revista Urbana. Contudo, a lista mostrou-se bastante heterogénea, o que atesta bem a diversidade dos nossos leitores. Das casas pequenas – apenas 25m2 -, às casas de campo, passando pelo charme das remodelações, as 10 casas mais vistas em 2023 são transversais em pelo menos uma coisa: no extremo bom gosto. Se não as viu, não perca a oportunidade.

A casa da arquiteta Joana Dalmau Pinto era um armazém abandonado

© Luis da Cruz

Criada com o intuito de se tornar a casa de família da arquiteta Joana Dalmau Pinto do atelier Studioarte, esta unidade habitacional personifica a aspiração de transformar espaços urbanos devolutos, como armazéns abandonados nos centros das cidades, em casas espaçosas e funcionais que desafiam os paradigmas tradicionais do conceito de casa.

Saiba mais sobre esta casa aqui.

Casa estúdio para dois (Com apenas 86m2)

© Tamara Uribe

O atelier mexicano Workshop Diseño y Construccion, assina o projeto desta pequena casa em Yucatán, com apenas 86 m2, onde a sensação espacial foi maximizada tirando partido do pé direito duplo e integrando harmoniosamente o exterior com o interior.

Saiba mais sobre esta casa aqui.

Reforma de uma casa estreita

© José Hevia

A peculiaridade desta casa reside no terreno muito estreito (3,80 m de largura) e no seu pátio muito comprido. Os clientes, um casal com dois filhos, queriam um programa que correspondesse ao padrão familiar, no fundo, uma casa para quatro pessoas.

Saiba mais sobre esta casa aqui.

Sensibilidade e bom senso na Avenida da Liberdade

© Gui Morelli

A QuartoSala assina o projeto de design e decoração de interiores deste T2, no seguimento de um projeto de reabilitação de todo o edifício onde se insere, com autoria do escritório de arquitetura Ana Costa.

Saiba mais sobre esta apartamento aqui.

A Casa do Arcebispado

© Bruno Barbosa

Elevada no terreno, esta propriedade debruça-se sobre o vale à distância de um horizonte. Lugar onde as árvores são memória e o tempo está marcado nas pedras, sente-se aqui a presença de uma herança afetiva, imprescindível para a compreensão da conceptualização deste projeto, que transcende um conceito de alojamento local.

Saiba mais sobre este projeto aqui.

Tudo em família

© Ricardo Junqueira

Remodelado nos anos 90 e convertido em dois apartamentos de tipologia duplex, o edifício manteve grande parte das características construtivas originais. Às boas áreas e luz natural, junta-se um jardim generoso, reduto de paz no centro histórico de Lisboa.  

Saiba mais sobre este projeto aqui.

Microapartamento de 35m2

© Luiza Schreier

É mais um bom exemplo de como é possível viver bem em poucos metros quadrados. Neste pequeno apartamento, as cores escuras sugerem sofisticação e as soluções encontradas permitem que a sala, que também é cozinha, se transforme quando necessário. Um projeto assinado pelo escritório Ikeda Arquitetura.

Saiba mais sobre este apartamento aqui.

A casa da porta amarela

© Denilson Machado

Uma porta amarela, foi o único pedido dos clientes desta casa. Guilherme Torres, que assina o projeto, agarrou a cor que é sinónimo de alegria e prosperidade e valorizou-a nos interiores.

Saiba mais sobre este projeto aqui.

Desenhar 25m2 para que não falte nada

© Luiza Schreier

Preparado para receber até três pessoas de uma forma confortável, este pequeno apartamento – de apenas 25m2 – mostra-nos como aproveitar o espaço e tirar partido dos detalhes, da distribuição e das cores. Um projeto de Rodolfo Consoli.

Saiba mais sobre este pequeno apartamento aqui.

Old New 70’s

© José Manuel Ferrão

Construída nos anos 70, a moradia, num bairro residencial de Cascais, entretanto remodelada pelos antigos proprietários, é hoje o projeto luminoso e acolhedor da família de uma das sócias fundadoras do Atelier Lavradio Design

Saiba mais sobre esta casa aqui.

0
Would love your thoughts, please comment.x