Por a 9 Agosto 2023

Construída nos anos 70, a moradia, num bairro residencial de Cascais, entretanto remodelada pelos antigos proprietários, é hoje o projeto luminoso e acolhedor da família de uma das sócias fundadoras do Atelier Lavradio Design. 

Fotografia: José Manuel Ferrão  / Produção: Amparo Santa-Clara / Texto: Isabel Figueiredo 

Com data de construção original dos anos 70, e remodelada pelos anteriores proprietários em 2014/15, a casa soma cerca de 200m2 de área total, somando-se o espaço do jardim, que, não sendo generoso, tem um layout acolhedor e reconfortante, assegurando a necessária privacidade quando se habita num bairro ocupado por outras casas e alguns prédios.

Durante a manhã, o sol varre toda a mancha de verde do espaço exterior e entra para a sala comum. Este privilégio, de poder estar dentro de casa avistando o jardim sem estar demasiado exposto aos olhares alheios,  garante a esta jovem família um habitar sereno e discreto. 

Não houve, com a aquisição da casa, grandes mudanças estruturais. Houve, contudo, a preocupação de efetuar “pequenas alterações no interior, como é o caso do pavimento da casa, das novas pinturas e da escolha de outros tons para os interiores”, como nos revela Carolina, do Atelier Lavradio Design.

Estas alterações, não sendo de fundo, contribuem em grande medida pra um habitar confortável e um visual mais contemporâneo. É o caso da porta da cozinha  e do banco em L, no mesmo espaço, do móvel e das prateleiras ao fundo da sala…”. No exterior, o atelier ocupou-se em reorganizar o terraço de forma a ser mais vivido e ter mais privacidade, criando uma zona de refeições com um banco em pedra, um recanto “cozy e funcional”, além da decoração do jardim. 

Dividida em dois níveis, a casa conta com uma sala comum (unindo as áreas de estar, de jantar e um recanto multiusos), partilhada, no piso térreo, com o hall de entrada, o bonito lavabo social, a ampla cozinha e lavandaria, com dois acessos — pelo corredor e pela área de refeições — e uma sala de jogos separada. No piso superior, alojam-se a suíte principal, os três quartos das crianças e uma casa-de-banho. 

No que concerne à decoração, o atelier aponta como sendo peças de destaque “o biombo exposto na parede da sala de jantar, uma peça única que resulta muito bem em contraste com as linhas direitas da mesa de vidro e as cadeiras de jantar, da Arper”.

Na sala, acrescentamos, convivem ainda o quadro na parede da secretária, pintado pela mãe da proprietária, e a obra ao fundo, assinada por Manuel Caeiro. No lavabo social, que fica num espaço por baixo das escadas de acesso ao primeiro andar, destacam-se o papel de parede, do atelier, e o espelho da Zara Home, que em conjunto contribuem para um visual cuidado.

Na cozinha, um dos espaços preferidos da família, a par com o jardim, a fotografia, em grande plano, foi adquirida numa loja em Berlim, e assinala a nota de ousadia do Atelier Lavradio Design. 

0
Would love your thoughts, please comment.x