Por a 5 Maio 2021

Arquitetos: Akin Atelier; Área:  700 m²; Ano: 2015; Fotografias: Murray Fredericks; segundo a memória descritiva dos arquitetos, via Archdaily

A casa Derby é uma reabilitação e adição a uma antiga residência duplex com um aspecto maravilhoso, por estar posicionada em frente ao porto e à cidade de Sydney. O cliente e sua família com quatro pequenas crianças queria um espaço com vida ao ar livre e com ligação à paisagem.

O projeto desta casa é desenvolvido a partir do uso comum da casa da família e do jardim, cultivando a união familiar de forma contemporânea. As salas do piso térreo diluem-se com a paisagem para alojar a vida externa e interna.

Depois de um percurso sinuoso através do jardim, passando pela sala de jardim, piscina e chuveiro ao ar livre, o programa arquitetónico cria uma planta tradicional, onde os espaços ocupam o piso térreo, e quartos e casas de banho ficam no andar superior.

Em ambos os níveis, portas deslizantes ligam espaços, as persianas transformam os espaços internos tradicionais em solários clássicos e a natureza é usada como um elemento de orientação por toda parte.

Para complementar o tradicional bungalow preexistente, a nova adição em frente à rua é uma estrutura de cimento com detalhes de madeira para formar o necessário envelope do edifício.

O aspeto do local determinou a inclusão de janelas para abranger os lados leste e norte completos dos níveis inferior e superior de modo a maximizar a luz natural e as vistas em toda a casa. Persianas horizontais asseguram privacidade e conforto ao elemento durante os meses mais quentes.

0
Would love your thoughts, please comment.x