Por a 17 Janeiro 2024

O Estúdio AMATAM assina este projeto que transformou por completo um apartamento, tornando-o moderno, minimalista e com áreas de trabalho e lazer equilibradas.

Projeto: Estúdio AMATAM  / Fotografia: Garcês / segundo a memória descritiva

Localizado em Almada, Portugal, este apartamento moderno e de estilo minimalista apresenta um interior concebido e desenhado de modo a equilibrar perfeitamente trabalho e lazer. O desafio que resultou da sua total transformação, não é de todo proporcional à sua área e dimensão. Coerência, equilíbrio e fluidez foram as características que procurámos neste projeto e que traduzem esta intervenção.

Apesar da sua área contida, este apartamento de tipologia T1 com 51m², consegue ter espaços bem definidos e organizados de acordo com o seu uso e adequados a cada função. Durante o processo criativo, considerámos sempre dois cenários: espaços compartimentados versus espaços fluídos com áreas abertas e interconectadas. As portas que separam os quatro compartimentos foram trabalhadas permitindo esta dupla perspetiva.

Ao entrarmos, um espaço luminoso e elegante dominado por tons brancos recebe-nos. Um discreto nicho de madeira – vide poche -, ideal para depositar chaves e sapatos, é integrado na circulação. A luminosidade proveniente do grande envidraçado da sala que se reflete nos armários e paredes brancas, convida-nos a entrar. Em todo o apartamento, mas em particular na área social, procurámos um equilíbrio cromático de modo a não termos somente um espaço minimalista, mas que se traduzisse principalmente num espaço acolhedor. Este equilíbrio é conseguido através da utilização de tonalidades que variam do branco ao cinza, com apontamento de madeira que, através da sua cor e toque quentes, tornam o espaço convidativo.

A área social desta casa é fluída, mas com funções bem definidas. Foi perentório criar uma área que permitisse um regime em teletrabalho permanente. Acomodar um espaço de trabalho numa sala com 16 m² foi uma tarefa desafiante. Contudo, aproveitando um nicho existente, foi-nos possível integrar um home-office personalizado, compacto e confortável, sem comprometer a funcionalidade de toda a sala. Assim, uma secretária extensível foi desenhada, permitindo a utilização de uma zona de trabalho que poderá ser recolhida quando a mesa de refeições é utilizada na sua totalidade.

Um longo aparador estende-se por toda a sala, fazendo a ponte entre o escritório e o exterior. A zona de refeições com localização central, é pontuada com a única luminária suspensa da casa. Aproveitando a vista panorâmica de Almada, a área de estar fica no local distinto do apartamento.

O canto aberto da cozinha aumenta a fluidez entre as áreas de jantar e de preparação de alimentos. Com espaços tão compactos, o nosso objetivo foi promover conexões visuais em todo o apartamento. Uma janela lúdica entre a cozinha e a sala promove a interação, ao mesmo tempo que funciona como uma mesa de apoio junto ao sofá. Os móveis brancos e as bancadas em tons claros mantêm a sensação de amplitude do apartamento, diluindo o impacto dos armários.

Uma divisória branca giratória permite separar o quarto da área social quando necessário. O vestíbulo garante o acesso à instalação sanitária sem interferir na privacidade do quarto. Aqui o esquema de cores é mantido, com o branco contrastando suavemente com o pavimento e detalhes em madeira. Uma cabeceira estofada em burel cinza, complementa a paleta neutra do apartamento.

Acreditamos que este é um apartamento intemporal, muito devido à sua neutralidade, e que será apropriado de um modo equilibrado ao longo do tempo.

Antes e Depois

Veja agora as imagens do Antes e Depois.

Cozinha

Sala e home office

Circulação

Quarto

0
Would love your thoughts, please comment.x