Por a 23 Janeiro 2024

O coletivo Feldman Architecture assina o projeto desta casa em Santa Cruz, Califórnia, com interiores do atelier Commune Design e paisagismo do Ground Studio, refletindo a sensibilidade dos intervenientes em relação ao local e o equilíbrio perfeito entre o design de alta qualidade e uma estética boémia sofisticada.  

Arquitetura: Feldman ArchitectureInteriores: Commune Design / Paisagismo: Ground Studio / Fotografia: Joe Fletcher / Texto: Isabel Figueiredo

A Surf House é uma das 16 casas incluídas no novo, e o primeiro, livro da empresa Immersed: The California Houses of Feldman Architecture, publicado pela Oscar Riera Ojeda Publishers. Uma joia escondida em Santa Cruz, a Surf House reflete uma sensação boémia elegante, à beira de uma das melhores ondas de surf daquela zona.

Os clientes, pediram à equipa da Feldman Architecture que gizasse uma casa de família num bairro descontraído, conscientes da escala das estruturas em redor. Os clientes conheciam bem as nuances do local e sonhavam com uma casa que se enquadrasse, de forma natural e sustentável, naquele lugar, onde o ambiente de praia é eclético.

Sujeito a um requisito de recuo geológico que soma 100 anos, bem como à Comissão Costeira da Califórnia, havia que pensar numa solução sensível ao lugar, que respeitasse tanto a costa como a comunidade. E tal tornou-se o foco de design do projeto. A casa está localizada como um quebra-vento: o pátio traseiro e o deque capitalizam as vistas para o oceano, enquanto a entrada e o pátio frontal, escondidos atrás duas estruturas separadas (uma unidade de arrumação de pranchas de surf personalizada e uma garagem), ficam onde o sol brilha mais no inverno, atuando como um claustro quente e cheio de luz durante todo o ano, protegido dos ventos costeiros.  

A Feldman Architecture contou com a ajuda de Evan Shivley, da Arborica, um marceneiro que recupera e reutiliza a madeira nativa da Califórnia, por forma a equipar o projeto com revestimentos interiores e exteriores de origem local. O cipreste de Monterey, uma madeira robusta, resiliente e majestosa, está habituado ao clima costeiro da Califórnia e, quando deixada inacabada, adquire um cinzento sofisticado — a madeira acabou por se revelar, rapidamente, um ponto focal do design desta casa.

O exterior é revestido com ripas de madeira, estabelecendo uma paleta exterior e interior presente em toda a casa. O desperdício no processo de corte e na utilização dos troncos foi minimizado através da integração holística de todos os níveis de qualidade da madeira e das respetivas quantidades no design. 

Os espaços públicos da Surf House maximizam a ligação interior/exterior, assegurando uma transição perfeita do pátio da frente, intimista, para a acolhedora e aberta grande sala e cozinha, abrindo, finalmente, para o pátio das traseiras com vista para o mar. As grandes portas abrem-se para ligar a sala de estar ao espaçoso terraço das traseiras, que está equipado com uma banheira de hidromassagem enterrada e uma cozinha exterior perfeita para receber a família e os amigos.  

No andar de cima, à medida que a casa passa de pública a privada, o cipreste de Monterey dissolve-se em gesso, diversificando a paleta e chamando a atenção para detalhes arquitetónicos cuidadosamente concebidos. As janelas entrelaçam surpreendentes vislumbres de azuis e verdes nos acabamentos interiores em tons de terra. O quarto principal apresenta paredes de vidro do chão ao teto viradas para as ondas, abrindo para uma varanda privada com vista para os surfistas, em baixo.   

Com interiores da Commune Design e paisagem do Ground Studio, a Surf House encontra o equilíbrio perfeito entre o design de alta qualidade e uma estética californiana despretensiosa, criando magia num local já de si mágico. 

0
Would love your thoughts, please comment.x