Por a 28 Dezembro 2023

O diretor do escritório londrino Bradley Van Der Straeten abre as portas da sua casa para mostrar como tornou uma casa construída na década de 80 num lar familiar e divertido.

Projeto: Bradley Van Der Straeten / Fotografia: French + Tye / segundo memória descritiva

George Bradley é arquiteto, diretor do escritório sedeado em Londres Bradley Van Der Straeten e o proprietário desta casa, remodelada e localizada em Stoke Newington – um distrito na região da capital inglesa.

Segundo George, esta é ‘’uma remodelação divertida de uma casa existente de dois andares, que foi construída na década de 1980, situada num conjunto habitacional verde e de baixa densidade’’. George mora com a sua esposa Helen e dois filhos, Ilaria (Illy) e Rex. 

A família mudou-se para esta casa – depois de morar numa outra propriedade na mesma zona – e o projeto foi concluído em duas etapas. George conta um pouco sobre como encontrou a residência  e quais foram as ideias que ele e Helen aplicaram para criar a casa de família que queriam. ‘’Morámos na mesma rua uma década, mas durante esse tempo esta casa nunca nos chamou a atenção. Só quando começámos a trabalhar com os clientes de outro projeto – o  Oldfield Road -, que estavam  a alugar uma casa próxima desta durante a construção, é que reparámos nas  casas únicas que existiam ali.  Mais ou menos um ano depois, quando se instalaram na casa que projetámos para eles, informaram-nos sobre uma outra casa, com as mesmas caraterísticas da que eles tinham alugado, que havia sido colocada recentemente à venda. Curiosamente, não estávamos realmente à procura de uma mudança, mas como a casa nos proporcionou uma oportunidade única de crescer e permanecer numa zona que adoramos, agendámos uma visita’’.


George  recorda que, uma das grandes características das casas desta época é a sua construção sólida e uma disposição bem desenhada. ‘’É uma casa longa e estreita, mas a escada está bem no meio da planta, o que significa que os quartos recebem toda a luz do dia em cada extremidade. O proprietário anterior, morava na casa desde que ela foi construída e quase não fez nada, logo grande parte do interior estava original e em mau estado de conservação’’. 

‘’Gostámos muito do espaço exterior, um amplo terraço ligeiramente elevado em relação ao solo e com vista para a principal via pedonal da zona, mas também com privacidade. O jardim está voltado diretamente para sul, por isso, recebe sol o dia todo, e as árvores de folha caduca fazem o seu trabalho de manter a casa protegida do pico do sol do verão e permitir a entrada de luz quente no inverno’’.

Como já referido em cima, o projeto teve de ser feito por fases e antes de se mudarem, decidiram redecorar os quartos e a casa de banho do primeiro andar. Uma grande primeira decisão foi a escolha do pavimento – utilizando-o em toda a casa. ‘’Adoro a cor clara do piso de madeira e o padrão divertido; funciona bem com os detalhes originais da casa e ajuda a unificar os dois andares’’, explica. 

No quarto principal, o material do pavimento também foi colocado parcialmente na parede para criar uma cabeceira de cama. 

‘’Uma das mudanças simples que acho que teve um grande impacto foi substituir todas as portas do chão ao teto. Abriu o primeiro andar e melhorou a perceção e o fluxo do espaço. O corrimão da escada original tinha um design muito bonito e sólido, por isso mantivemos e pintamos no mesmo cinzento neutro dos outros elementos de madeira. O mapa na parede é das Dolomitas ocidentais, na Itália, onde passamos grande parte das férias de verão em família. Quando desço as escadas, posso planear os roteiros de caminhadas que vou levar as crianças a fazer na próxima viagem’’.

As casas de banho destas casas ficam no meio da planta para não receberem luz natural, por isso a opção ao nível de materiais foi no sentido de dar aos ambientes um pouco mais de brilho. Numa delas foi criado um recanto para o espelho e alguma arrumação atrás da sanita. 

No extremo oposto ao quarto principal estão os dois quartos das crianças. O filho mais novo, Rex, ainda não tinha nascido na altura da mudança, então o seu quarto foi originalmente projetado para Illy. ‘’O desenho do mural foi feito por Helen, o que foi ótimo’’. Mais tarde, Illy foi para o outro quarto – um pouco maior que fica ao lado – e o mais pequeno foi ocupado pelos dinossauros e baleias de Rex.

Quando chegamos à fase dois do projeto, abrimos todo o piso  térreo.  Demolimos todas as paredes para criar um open space. A cozinha fica na parte da frente da casa e foi projetada como uma galeria. ‘’Eu queria que o piso térreo fosse o mais aberto e espaçoso possível, por isso a cozinha foi projetada como um objeto que foi colocado no espaço’’. ‘’A cor foi uma das escolhas mais fáceis de fazer na casa, tanto eu como Helen queríamos um verde vibrante como cor principal. O splashback é feito com sobras de terraços gentilmente cedidas por alguns dos nossos clientes’’. George sublinha ainda a estante de livros de culinária que fica por cima dos móveis.

Sobre as cores da casa, George avança que trabalhou com a linha neutra da Farrow and Balls, para criar tons ligeiramente diferentes entre paredes, marcenaria e teto. ‘’Na maioria dos espaços da casa gosto de como os neutros funcionam como pano de fundo para as cores mais fortes; o contorno da janela, as cadeiras coloridas, as obras de arte, a cozinha. Embora a balaustrada da escada seja uma característica original, gosto da forma como se adapta às novas portas do armário  em baixo’’.

A sala de jantar fica no meio da cozinha e da sala. ‘’Gostei da ideia de ter unidades de arrumação em toda a extensão das áreas de estar e funcionarem como bancada de jantar. O banco é muito comprido para que também funcione bem como superfície para as crianças brincarem. Gostámos tanto de nossas cadeiras de jantar coloridas da Barber Osgerby que grande parte da paleta de cores do resto da casa foi inspirada nelas’’, refere.

0
Would love your thoughts, please comment.x