Por a 14 Novembro 2023

Neste apartamento de “cobertura“, o design gira em torno de uma materialidade texturada e de princípios de planeamento clássicos e modernistas. O equilíbrio entre a ousadia e a disciplina, resulta num conjunto de ambientes versáteis e habitáveis, com vistas impressionantes.

Projeto: K.P.D.O.  / imagens cedidas / segundo memória descritiva

“Um jogo afinado entre a materialidade texturada e os princípios de planeamento clássicos e modernistas “. É desta forma que o escritório K.P.D.O. , que assina este projeto, começa por o definir.

Neste apartamento localizado no último piso de um edifício em Melbourne, Austrália, a abordagem ousada à materialidade, à  cor e ao mobiliário, é temperada por um planeamento disciplinado do espaço.

A planta, composta por cinco quartos e três áreas de estar, é cuidadosamente trabalhada num sistema onde os quartos se abrem de uns para os outros – um método que garante que cada espaço tenha acesso às vistas impressionantes do horizonte de Melbourne e das cadeias de montanhas distantes e parques a leste.

Uma distribuição programática simples, permite criar uma ala mais privada de quartos e outra mais aberta de espaços de entretenimento. Existe portanto, uma capacidade de viver de forma expansiva nas zonas de estar, mas ao mesmo tempo a possibilidade de fechar e criar uma série de quartos discretos, que refletem um design prático e luxuoso.

Os autores do projeto recordam que o apartamento lhes chegou como uma tela em branco, com um pedido, o de criar algo verdadeiramente único e que fizesse uma nova interpretação dos habituais open space vistos nos apartamentos de “cobertura“.

“Inspirámo-nos na impressionante coleção de mobiliário e arte do cliente e na sua propensão para os designs pioneiros do Grupo Memphis – o coletivo italiano de arquitetura e design que esteve em atividade entre 1980 e 1987, liderado por Ettore Sottsass. Isso informou uma abordagem exuberante ao nível da cor e da materialidade. Escolhas confiantes que se alinham com o briefing aberto do cliente e o desejo de criar espaços versáteis e habitáveis ​​que se revelam gradualmente“, sublinha o escritório K.P.D.O.  

0
Would love your thoughts, please comment.x