Por a 28 Novembro 2023

Esta e uma casa pensada para uma família multigeracional. Uma casa onde os interiores se inspiraram nos exteriores e são continuidade deles. Uma casa onde cada pessoa que a vive foi equacionada, pensada e lembrada. Uma casa para muitas vidas.

Projeto: FMD Architects /  Fototografias: Fraser Marsden + Derek Swalwell / segundo memória descritiva

Esta é uma residência de praia para uma família multigeracional e seus convidados. A casa, foi projetada para receber um grande número de pessoas, em festas e estadias prolongadas, e é composta por uma ala principal, bem como por alas de hóspedes que compreendem quartos com suítes, espaços de estar e de entretenimento. Para atender a este principal requisito, os espaços precisavam ser flexíveis, pode ler-se na memória descritiva.

Os arquitetos do escritório FMD, herdaram o conceito elaborado por Tony Hobba Architects e foram contratados para desenvolver os detalhes interiores do projeto.

Segundo explicam os mesmos, o projeto centrou-se em criar uma paisagem interior que se funde com a paisagem exterior envolvente. Os materiais e cores são extraídos do ambiente local e equilibram com os intensos tons azuis do oceano. 

Madeiras naturais, pedras locais, azulejos texturados e pedras suaves, foram selecionadas para também retratar o ambiente exterior. As cores selecionadas, refletem os laranjas e vermelhos profundos encontrados na pedra e na flora local.

Os interiores, explicam os arquitetos, respondem à paisagem impressionante e fundem-se sutilmente com ela para criar uma relação perfeita entre a forma construída do interior e a natureza. A casa é grandiosa em escala, mas os espaços são descontraídos, sofisticados, modulares e flexíveis. 

Por último, a seleção equilibrada de mobiliário e iluminação celebra a qualidade do design local num ambiente de design global. Quartos, lavabos, áreas de estar e cozinhas são projetados individualmente, mas a sua proximidade com a praia vizinha determina os esquemas de cores. Quanto mais próximas das dunas, mais clara é a cor, enquanto as orientadas para o mato adotam tons mais profundos. Embora cada divisão tenha sido projectada individualmente, a sensação geral é consistente na paleta e nos detalhes.

As pessoas que ocupam esta casa, também foram cuidadosamente consideradas com as suas particularidades, objetos e lembranças, e coordenados nos espaços, criando um interior único e adaptado à sua vida.

0
Would love your thoughts, please comment.x