Por a 15 Março 2022

Já diziam os GNR que “Dunas, são como divãs”. A ideia pode parecer poética o suficiente para não ser concretizável. Só que é. E viver nas dunas, parece-nos tão bem.

Arquitetura: Unknown Architects / Área: 178m2 / Localização: Holanda / Ano: 2021 / Fotografia: MWA Hart Nibbring / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily

Ao longe, a casa aparece como uma simples construção térrea com telhado assimétrico. Localizada na paisagem única das dunas de Terschelling, numa das ilhas Wadden, na Holanda, o projeto para a casa de férias pretendia ser modesto, mas expressivo.

A casa foi então construída com a sobreposição de três elementos: uma base sólida em betão, uma janela panorâmica que liga o pavimento térreo à paisagem das dunas envolventes e um telhado de madeira. A combinação destes diferentes elementos, resulta num exterior com uma variedade de ritmos e texturas que embora distintas, são subtis.

Os materiais e a paleta de cores são emprestados da paisagem. À medida que os caixilhos das janelas de Iroko e as tábuas do telhado de Accoya envelhecem, o edifício torna-se lentamente acinzentado, diluindo-se ainda mais na envolvente.

De salientar que, a maior parte da casa foi pré-fabricada para reduzir o tempo de construção no local e limitar o impacto na envolvente.  Todos os ambientes são aquecidos e arrefecidos por uma bomba de calor geotérmica. As grelhas de ventilação foram integradas nas molduras das janelas de madeira de modo a proporcionar uma ventilação natural. O beiral da cobertura de madeira protege a edificação  do sol forte no verão sendo combinada com brises solares de madeira desmontáveis, que podem ser movidas manualmente para criar sombra e privacidade.

0
Would love your thoughts, please comment.x