Por a 28 Novembro 2023

O Destudio assina o projeto de renovação integral deste apartamento num bairro típico de Valencia, em Espanha, mantendo as características de época, sem prejuízo da modernidade e conforto desejados.

Projeto: Destudio /  Fototografias: Maria MiraTexto: Isabel Figueiredo

A Casa Landete nasceu como um projeto de renovação integral da casa e reflete hoje harmonia, elegância e modernidade em cada um dos seus espaços. “Passear por esta casa emblemática no Eixample valenciano representa a união do clássico e do renovado, uma mistura que combina perfeitamente com a maneira como vivemos atualmente”, lemos na memória descritiva enviada pelos arquitetos.

“Tínhamos uma folha em branco de, aproximadamente, 136 m2, espaço mais do que suficiente para projetar uma casa moderna e atender às necessidades dos clientes. O volume da casa permitiu que a nossa equipa desse significado a cada um dos espaços e brincasse com uma distribuição 100% funcional”.

Ao entrar, a Casa Landete dá as boas-vindas com um hall totalmente personalizado. O teto falso é revestido com madeira natural, à semelhança do restante da casa. Um dos elementos originais preservados pelo estúdio são os tetos na área da sala de estar/jantar da casa. “Estes tetos foram restaurados com a intenção de preservar o toque clássico da Casa Landete e, desta forma, acompanhar todo o design interior”.

A cozinha é uma das divisões mais importantes nos lares de hoje, salientam, e saber como integrá-la com os demais espaços de uma casa é fundamental. “Nesse sentido, optamos pela funcionalidade e pelo conforto. A característica predominante é a mesa redonda, perfeitamente integrada com um pilar de betão aparente e com um suporte de palete de madeira”. Outro elemento característico da cozinha são os eletrodomésticos integrados na bancada, que acentuam a sensação de continuidade no espaço e não quebram a estética da divisão, mas, antes, acrescentam um toque inovador.

A cozinha é separada da sala de estar/jantar por uma porta deslizante de vidro e alumínio lacado a preto, permitindo, assim, a entrada de luz natural e potenciando uma sensação de amplitude a todo o ambiente.

A área de dormir tem um quarto principal com casa-de-banho privativa. Neste quarto, o destaque vai para a cabeceira embutida com mesas de cabeceira integradas. Como toque final, destaca-se o microcimento da parede da cabeceira.

“O WC é dominado pela parede de tijolos expostos que queríamos trazer à luz e o restante do revestimento de microcimento nas paredes”.

Em resumo, “o projeto de reforma da casa representa o equilíbrio dos materiais e o cuidadoso design de interiores, que veste e dá uma sensação de lar a cada canto”.

0
Would love your thoughts, please comment.x