Por a 7 Fevereiro 2023

Encontrado no seu estado original, foi adaptado à vida moderna com o recurso a algumas soluções de arquitetura de interiores, iluminação e mobiliário.

Projeto: Estúdio Obra Prima / Fotografias: Fernando Guerra / texto segundo memória descritiva

Ali perto do Cais do Sodré, em Lisboa – região que em 2017 passou por um processo de requalificação do espaço público e renovação da sua zona central -, o apartamento, com projeto do Estúdio Obra Prima, está alojado num edifício centenário de seis andares, e também este foi alvo de um processo recente de remodelação. Encontrado no seu estado original, com piso de madeira da época da construção, paredes com o mesmo revestimento da fachada e esquadrias originais, elementos estes que foram mantidos e restaurados no novo projeto, o apartamento merecia um olhar atento. Havia que repor a sua alma, dotá-lo de mais conforto e adequá-lo à vida dos dias de hoje numa cidade como Lisboa, com a sua luz tão especial.

Ao entrar, o hall dá as boas-vindas com uma janela voltada para um jardim e convida a descobrir as suas amplas salas com pé-direito duplo. Neste processo de modernização, a cozinha foi integrada na sala tendo, para tal, sido removida a parede que a separava e feita a adição de uma porta em esquadria de ferro que promove mais amplitude ao espaço. Ainda na área social, destaque para um espaço para charutaria, pensado para receber os amigos, e um neon em referência à música portuguesa exibido na parede.

Na área íntima, o corredor que conduz aos cinco quartos, recebeu marcenaria em madeira natural. No quarto das crianças, os beliches compõem o ambiente com mesinhas da marca de mobiliário portuguesa Fuschini. Uma paleta clara e tons neutros marcam a escolha dos mobiliários e revestimentos da área dos quartos e casas de banho.

Nos interiores do apartamento, destacam-se ainda as obras de arte do casal e o mobiliário brasileiro de Jader Almeida bem como o mobiliário português, também da Fuschini; voltando à sala, salientam-se as poltronas originais Le Corbusier, devidamente restauradas, para um toque de modernidade ao espaço. Na iluminação, várias peças de antiquário estão espalhadas por todo apartamento harmonizando-se com a estética do imóvel.

Sobre o Estúdio Obra Prima

O Estúdio Obra Prima tem as suas origens em Punta del Este, em 2005, a partir da chegada da arquiteta Carolina Proto ao Uruguai. Em 2008, Juliana Bassani associa-se ao estúdio e inicia as atividades no Brasil. Em 2020, é inaugurado um estúdio em São Paulo dedicado à arquitetura de interiores com a associação da arquiteta Stephanie Andrade. Hoje o estúdio tem duas sedes associadas no Brasil, uma em São Paulo e outra em Porto Alegre. Os projetos desenvolvidos têm lugar principalmente na região da América Latina (Uruguai, Argentina, Chile e Brasil), mas com projetos noutros continentes e países, como Portugal e Estados Unidos. O estúdio procura exaltar a potencialidade de cada lugar, integrando-o de maneira harmoniosa com a arquitetura contemporânea, misturando os saberes e sensibilidades para idealizar, criar e construir cada projeto de forma integral.

0
Would love your thoughts, please comment.x