Por a 16 Novembro 2023

Esta remodelação assinada pelo escritório brasileiro PKB Arquitetura, transformou um apartamento da década de 70 numa cobertura duplex de 240m2. Veja como.

Projeto: PKB Arquitetura Fotografia: Denilson Machado  / segundo memória descritiva

O prédio da década de 70, que fica em frente à praia de Ipanema, possui uma posição privilegiada por si só. A localização é tal que permite que as janelas desfrutem não só da vista para o mar, mas também de uma vista panorâmica da orla de Ipanema, Cristo Redentor e do Pão-de-Açúcar. É quase uma vista 360º de todos os pontos icónicos da capital carioca.

Talvez tenha sido essa a razão da sua aquisição, há tantos anos por uma família paulista que, ao longo das décadas, desfrutou muito dele e da cidade. Porém, ao longo dos anos, com o crescimento dos filhos e a criação das suas próprias famílias, a residência de fim-de-semana foi passando a ter cada vez menos importância, e manteve-se  quase como um museu das memórias ali vividas, conservando o estado original do apartamento.

No entanto, a vida dá voltas e com novos tempos surgem também novas formas de viver. E assim, um dos membros da família resolveu encarar o desafio de transformar o apartamento originalmente linear, com 170m2, num duplex com 240m2, e desfrutar ao máximo do potencial desta jóia de família.

O escritório PKB Arquitetura foi chamado a colaborar e a dar resposta a um pedido especial: para além da remodelação para atualizar o design do apartamento, o ponto mais importante do projeto seria aproveitar a laje técnica do prédio que era de direito de uso deles.

Após um profundo estudo da legislação, ficou definido que o segundo andar seria de uso exclusivo para o lazer da família, com uma piscina com deck e churrasqueira. Os arquitetos fizeram também algumas alterações na planta original do apartamento, para torna-lo mais confortável aos usos atuais. Em termos estéticos, o pedido do cliente foi que o apartamento tivesse um ar de casa de praia, confortável e despojado, e que o imóvel fosse de fácil manutenção.

Com isso em mente, os arquitetos trabalharam de uma forma inteligente com a marcenaria, criando diferentes painéis que trouxessem aconchego e sensação de casa em todos os espaços. O uso de cor também foi pensado de forma estratégia.

Outro aspeto interessante foi o tratamento quase que de um quarto de hotel para dentro dos quartos. Ao retirar os antigos armários embutidos nas alvenarias, ficaram nichos que foram pintados de diferentes cores, criando uma identidade para cada quarto, de maneira simples. Nesses mesmos nichos foram desenhados armários descontruídos que permitem espaços de arrumação.

0
Would love your thoughts, please comment.x