Vistas que entram casa dentro, áreas amplas e contenção de materiais. Tudo nesta casa foi pensado ao detalhe para que se afigurasse como um refúgio de fim-de-semana e promover o estar presente. Fica em Oregon, nos Estados Unidos e nós não nos importávamos de passar lá uns dias.
Projeto: Hacker Architects / Fotografia: Jeremy Bitterman / Segundo memória descritiva
High Desert Residence é uma casa no centro de Oregon, nos Estados Unidos, que encontra uma sensação de calma e refúgio no equilíbrio entre a paisagem e o céu. Esta casa de 4.300 m2 e quatro quartos, foi projetada como um santuário de fim-de-semana para um casal ativo e a sua família – um lugar onde todos se podem reunir e estar juntos, com um equilíbrio entre quartos privados e espaços comunitários.
O design da residência, é fortemente influenciado pelas formas, cores e texturas naturais da paisagem do deserto. A terra nesta região distinta, é extremamente jovem do ponto de vista geológico, e os sinais de atividade e formação geológica recente podem ser encontrados em todos os lugares – nas formas puras dos cones de cinzas vulcânicas, até aos enormes fluxos de lava escaldantes, ou nas montanhas afiadas e irregulares. O céu é vasto e impressionante, capaz de azuis profundos e sem nuvens, pores do sol dramáticos, granizo do tamanho de uma bola de golfe e neve suficiente no inverno para desabar edifícios.
Um exterior de cedro, aço e vidro dá a High Desert Residence uma presença ousada na paisagem arbustiva e vulcânica. À distância, os proeminentes planos de cedro que envolvem a casa parecem monolíticos; de perto, detalhes naturais, variações de cor e imperfeições na madeira criam um padrão orgânico que mantém o design enraizado no ambiente envolvente.
A forma da casa é simples e projetada para medear a relação entre paisagem e céu, e para cultivar uma experiência única de ambos em cada divisão. Os planos exteriores e as janelas simples são cuidadosamente alinhados para que cada espaço tenha uma vista emoldurada da terra e do céu, mas não através da mesma abertura.
Os espaços interiores são definidos por elementos opacos e não por um recinto físico real, de modo que salas volumosas também podem proporcionar uma sensação de intimidade. O mesmo cedro usado no exterior também é utilizado por todo o interior, aparecendo continuamente através do vidro de vários ângulos e fortalecendo a experiência mesclada entre interior e exterior. Uma paleta simples de branco, preto e madeira natural oferece um cenário atemporal para a coleção pessoal de móveis de meados do século dos clientes.
Instruído da missão de criar uma casa que mantivesse quem a habitasse no presente, os clientes queriam que High Desert Residence fosse simples de operar e manter. Eram requeridos recursos analógicos em vez de recursos de alta tecnologia, para que qualquer pessoa que lá ficasse pudesse sentir-se confortável e no controlo do ambiente, sem precisar de instruções especiais ou habilidades técnicas.