Por a 20 Abril 2023

Acolhida por uma cordilheira e uma paisagem árida, esta casa desenhada pelo escritório ANX pousa no terreno esbatendo as fronteiras entre o natural e o construído. Interiores permeáveis e uma materialidade que se inspira na envolvente, são os ingredientes que transformam o habitar numa experiência imersiva e em comunhão com as montanhas.

Projeto: ANX / Aaron Neubert Architects / Fotografia: Brian Thomas Jones

Anos de viagens de trabalho e um cansaço acumulado nessas deslocações, foram as principais motivações para uma mudança que se materializou na construção desta casa. Atualmente localizada a menos de um quilómetro dos escritórios onde trabalham os seus proprietários, o projeto tem a assinatura do gabinete de arquitetura ANX, localizado em Los Angeles.

O lugar escolhido para implantar a casa foi um terreno acidentado, composto por arenito e pontuado por plantas nativas, carvalhos, cactos e artemísia – também conhecida como uma erva medicinal.

Em resposta ao desafio lançado pelos proprietários de criar espaços que se envolvessem e contemplassem a diversidade da árida paisagem envolvente, a Arroyo Oak House foi desenhada como uma proposta aberta e transparente, banhada por luz natural e visualmente integrada nas montanhas circundantes da cordilheira Sierra Pelona.

De forma a tirar o melhor partido da topografia única, o projeto de arquitetura resultou em vários volumes, que embora com diversas orientações estão interligados entre si. A sua colocação e sobreposição resultou num jogo espacial com diferentes escalas de jardins, terraços e decks, num claro incentivo a que os elementos da paisagem permeassem literalmente os interiores da casa.

Quando nos aproximamos da casa, é um volume elevado e revestido a zinco que nos dá as boas-vindas. Na sua base, superfícies envidraçadas e transparentes abrem-se para permitir o acesso à habitação. Já lá dentro, os espaços desenvolvem-se em diferentes níveis e expandem-se para terraços exteriores, fundindo o ambiente doméstico com a paisagem natural.

O nível inferior – que contempla um ginásio, uma zona de lavandaria, uma suíte para hospedes e um terraço com piscina -, estende-se até à encosta proporcionando uma vista panorâmica desobstruída. Aqui, a materialidade contínua dada pelos cedros e pelo calcário constitui o cenário para a relação entre os interiores e os exteriores. Uma relação que continua no piso superior, onde estão o quarto principal, o escritório, dois quartos secundários, uma varanda e um deck lounge.

O terraço da piscina e a sala de estar ao ar livre que fica adjacente desdobram-se no prado e no pequeno ribeiro que corre por baixo, convertendo-se num caminho natural que convida a dar uma caminhada e explorar o lugar.

0
Would love your thoughts, please comment.x