Por a 15 Março 2022

Aninhadas nas paisagens e jardins, infinitas, em forma de corredor ou como lençóis estendidos à frente da janela da sala, as piscinas escolhidas não oferecem dúvidas: um mergulho numa delas é terapêutico e o momento poderia durar até ao cair do dia.

A designer de interiores fundadora da Alexander Design, Vanessa Alexander, projetou a Surfside Montauk, uma casa de férias, eclética e de estilo modernista, no ponto mais oriental de Long Island. Montauk, ou ‘O Fim do Mundo’, como os locais o chamam, está situado na ponta da península de Long Island, no estado de Nova Iorque. Instruída para transformar a elegante casa numa residência de praia aconchegante e algo ‘boémia’, Vanessa captou a facilidade de viver Montauk através de camadas tácteis, formas orgânicas e peças vintage provenientes de todo o mundo.

O projeto da E Pool House, localizado em Istambul, foi pensado para criar um espaço de vida calmo e aconchegante, aproveitando a diferença de elevação do terreno. A sua fachada é coberta de vegetação e misturada com a natureza. O programa é composto por uma sala de estar em plano aberto, casa de banho e espaços de arrumação. A sua ampla fachada de madeira voltada para a piscina, à frente, deixa a luz do dia entrar da melhor forma possível. Pelo coletivo Habif Architects.

Vangelis Paterakis

Aninhado no coração de 243 hectares, em Canyon Point, o Amangiri Utah, da cadeia Amangir Resort and Spa, inclui uma piscina sque parece ter nascido das rochas do deserto. Uma paisagem espetacular, um destino para todos os que procuram tranquilidade.

O projeto, assinado por Park Associates, está situado num típico conjunto habitacional de Singapura construído na década de 1980. A propriedade está localizada em uma área de atividades interessantes e aparentemente díspares. Dentro de um raio de 1,5 km, a Stark House é cercada por outros conjuntos habitacionais – tanto de baixo como de alto, o Complexo Penitenciário de Changi, o Aeroporto de Changi e várias áreas industriais e comerciais. Com essa confluência bastante incomum de tipos de construção, começamos nos questionando o que o contexto significa para nós. Na maioria das vezes, a arquitetura participa de vários contextos com camadas de complexidade. Para que um novo elemento da arquitetura seja introduzido com sucesso, há uma necessidade absoluta de uma consideração holística dos vários contextos envolvidos. Por uma questão de inclusão e condutividade da comunidade, nossa crença está em que o todo é maior do que a soma de suas partes. Examinar o que significa responder ao contexto do site acabou se tornando o principal impulsionador do esquema. Fotos de Derek Swalwell, Edward Hendricks

Derek Swalwell, Edward Hendricks

Casa Xólotl pelo coletivo Punto Arquitectónico, encontra-se anexada a um edifício dentro do centro histórico da cidade de Mérida. A materialidade do envelope da residência combina os planos novos com os originais, gerando contraste com as pátinas resultantes da passagem do tempo.

Arquitetos: Architecture Paradigm O local da casa está situado num condomínio fechado a cerca de 20 quilômetros do principal centro da cidade de Bangalore. Situado num pequeno outeiro, a aproximação ao local inicia-se com uma subida em direcção a poente. Uma estrada sinuosa conduz ao local que é delimitado a nascente por esta estrada de acesso e propriedades vizinhas nos 3 lados. A terra começa a mergulhar para além desta estrada oriental, proporcionando assim vistas panorâmicas do local para a cidade Fotografias: Anand Jaju

Os arquitetos do Atelier du Pont assinam o projeto do lindíssimo Es Bec d’Aguila (traduzido como o Bico da Águia) cuja história ascende ao século 19, quando uma família de comerciantes de Menorca construiu o seu refúgio de fim de semana no topo de uma colina cercada por uma bela paisagem campestre. Adquirida recentemente pelos atuais proprietários, a propriedade viu agora renascer o seu esplendor nos elementos da arquitetura clássica de Menorca e nos recantos escondidos redescobertos, como o jardim paisagístico, os tetos abobadados autênticos e os azulejos cubanos feitos à mão.

Num lote íngreme voltado para o sul nas margens do rio Yarra, no subúrbio do centro da cidade de Fairfield, os arquitetos do coletivo Kennedy Nolan conseguiram transformar o jardim selvagem num éden para a família. O novo jardim nativo que liga a casa ao rio Yarra tem um caminho sinuoso que dá acesso a cinco destinos principais: miradouro, piscina, lareira, garagem de barcos e fogueira e, finalmente, ao cais do rio. A piscina é um círculo cercado por ardósia Castlemaine; a água é livre de produtos químicos. A ponte de pedra separa as plantas dos nadadores. A cor da piscina foi cuidadosamente selecionada para complementar a paleta de arbustos do rio. É como uma lagoa quando não está em uso, refletindo as árvores ao redor e as nuvens.

A casa Fatre, no Líbano, pelos arquitetos do Platau, concluída em 2021, fica num terreno inclinado, caracterizado por formações rochosas espetaculares, pontilhada de carvalhos e pinheiros nativos, terminando numa ravina natural que ladeia o vale de Adonis, com vistas desobstruídas do Monte Líbano a leste e do Mar Mediterrâneo a oeste. A casa foi imaginada desde o início para fazer parte desta paisagem serena, em acumulações que estabelecessem uma relação íntima com as suas características naturais. O nível inferior abriga a piscina com outra formação rochosa dentro dela; no topo da casa da piscina e instalações técnicas abaixo dela.

Wissam Chaaya

Na casa Ballarat, por Kennedy Nolan, esta casa para uma família de quatro pessoas, foi pensada para os ambos os pais trabalharem em casa, e para que todos ali possam divertir-se e descansar. Um lugar que é confortável tanto nos invernos rigorosos como nos verões secos de Ballarat (Austrália). A frente da casa é elevada a meio nível, e o jardim é cercado até ao terraço. A elevação de meio nível e a relva alta garantem que, enquanto a vista do lago está sempre presente do interior ao longo da casa, os carros e pessoas que passam são evitados à vista.

Derek Swalwell

Na Casa de Sorrento, por Pandolfini Architects, nas proximidades da Baía de Port Phillip, usufrui do paraíso costeiro que exala uma sensação de reclusão, conforto e relaxamento. Formas simples e materiais discretos remetem para as casas de férias do passado. Fotografias de RORY GARDINER

A Mornington Peninsula Beach House, do mesmo gabinete de arquitetura, é um projeto de remodelação à beira-mar, onde as paredes de calcário de 100 anos são complementadas por uma paleta refinada de travertino e aço inoxidável, os espaços interiores são sofisticados e foram planeados para rejuvenescer e inspirar.

A Heathside Pool House, por Surman Weston, foi pensada como um corte geométrico num jardim selvagem e topograficamente rico. O muro de contenção ao longo do terreno resulta numa mudança de nível de 1,5 metros, entre jardins paisagísticos e floresta. A proposta consistiu em interromper esse limite. A piscina é formada pela interseção do terraço circular com um retângulo, e tudo dentro do retângulo é esculpido para formar a piscina. Onde a piscina cruza o terraço circular, há a casa da piscina. O telhado de alumínio leve sobrepõe a casa da piscina, abaixo, para criar um limiar profundo entre o interior e o exterior. Grandes portas deslizantes permitem que a casa da piscina seja totalmente aberta para o terraço circular, transformando o espaço interno compacto numa ‘sala externa’ muito maior.

Jim Stephenson

O Santo Maris Oia Luxury Suites and Spa é um hotel de 5 estrelas, all-suites e villas, na Grécia, em Santorini, e está aninhado em 8 hectares com vista para o Mar Egeu. Cada uma de suas 65 suítes e villas tem cozinha, áreas de estar e varanda ou terraço privado, com jacuzzi aquecido e espreguiçadeiras. Mergulhar nas deslumbrantes piscinas de borda infinita e contemplar o famoso pôr do sol de Oia é um dos privilégios, do hotel que foi construído de forma totalmente ecológica, usando técnicas tradicionais que honram a herança de Santorini.

0
Would love your thoughts, please comment.x