Por a 31 Outubro 2023

Esta remodelação e decoração de interiores de um apartamento em Campo de Ourique, Lisboa, pelo escritório Mint Interior Design, dotou a casa de uma maior funcionalidade, amplitude e, claro, beleza.

Projeto: Mint Interior DesignFotografia: Matheus Grillo Fotografia / descrição enviada pelas autoras do projeto

Localizado em pleno centro de Campo de Ourique, em Lisboa, este apartamento com 3 quartos e 130m2, foi alvo de uma remodelação seguida de um projeto de decoração de interiores. O objetivo, contam Madalena Sousa Cabral e Teresa Pietra Torres, da Mint Interior Design, era ambicioso: “melhorar a funcionalidade e amplificar o espaço útil da habitação e ao mesmo tempo criar um ambiente moderno, agradável e confortável”.

Para otimizar o espaço, foi necessário reconfigurar o apartamento, pelo que a opção recaiu em demolir a parede do meio entre a sala de jantar e a sala, criando uma única divisão mais ampla, mantendo porém a demarcação dos usos

Também a cozinha sofreu uma intervenção profunda. A versão original com vários recantos, ângulos mortos e entrada a meio de uma parede, dispunha de espaço útil reduzido. Foi então colocada estrategicamente a porta num dos extremos da divisão e criada uma cozinha ao comprido, toda na mesma parede

Os materiais e revestimentos escolhidos, quer na cozinha quer nas casas-de-banho, têm uma ligação e harmonia entre eles e a opção foi o verde como cor principal. Esta combinação sobressai na cozinha – através dos móveis -, e na casa-de-banho das crianças através do mosaico hidráulico. Na casa-de-banho principal foi colocado um revestimento branco, a imitar mármore, para que se tornasse num espaço mais luminoso. Para contrastar foram colocadas torneiras e elementos pretos.

Decoração de Interiores

Situado numa das zonas mais tradicionais de Lisboa e enquadrado num quarteirão, o apartamento está situado num edifício com boa qualidade arquitectónica e possuía características que foram mantidas, alterando e realçando a sua leitura.

Os frisos, as aduelas, os rodapés, as portas e portadas tinham muita presença no apartamento, pelo que a dupla de designers decidiu torná-los mais marcantes, pintando-os de cinzento. Este pequeno apontamento foi fundamental para criar a ligação entre os revestimentos da obra e a decoração do apartamento.

Os tetos altos, os corredores compridos, o pavimento em pinho são elementos importantes do apartamento, pelo que a decoração desenrolou-se numa proposta neutra clara e com vários elementos em madeira que conjugam com as características existentes.

Para sala de estar foi desenhada uma grande estante branca, Iluminada, que acompanha todo o pé direito criando uma sensação de maior amplitude.

Nos elementos decorativos, foram escolhidos alguns elementos verdes, como a parede da sala de jantar e do quarto dos filhos, algumas almofadas, jarras e quadros. Sendo a base neutra, foi possível arriscar em cores mais fortes e impactantes encontradas em detalhes como almofadas e quadros.

“O projeto final cumpriu os objetivos, ultrapassou as expectativas e o apartamento tornou-se mais fluido, funcional e esteticamente muito atraente. Estamos muito contentes com o resultado final!”, concluem.

0
Would love your thoughts, please comment.x