Por a 25 Abril 2023

O verde é o protagonista no projeto do apartamento que Andrea Chicharo concretizou recentemente no centro de Lisboa. A arquiteta brasileira, que nos últimos anos trabalha entre o Rio, Lisboa, Miami e Londres, assina projetos de interiores que misturam as suas raízes brasileiras com a beleza do design europeu e a praticidade típica dos americanos.

Fotografia: Gui Morelli / Texto: Isabel Figueiredo

Localizado muito perto da Avenida da Liberdade, que liga a Praça dos Restauradores à Praça do Marquês de Pombal, o apartamento foi escolhido para alojar uma família, um casal com duas filhas adultas, durante o período de férias prolongadas na cidade. A família optou pelo andar térreo de um edifício recentemente construído por forma a aproveitar o pátio exterior, e este deu o tom ao projeto da arquiteta.


Com três quartos e três casas de banho, a casa tem um layout muito prático, em que a grande área comum dialoga e comunica com a cozinha, a sala de estar, a de jantar e o terraço. Como tal, o verde foi escolhido como a cor predominante, presente em diversas peças e superfícies, e em diversos tons, desde a parede-viva da área aberta, passando pelo sofá e as poltronas. Para combinar, a arquiteta optou pelos tons de salmão e couro para trazer vida às cadeiras de jantar e aos detalhes do sofá.

Na sala, a aposta para montar uma composição com a área externa foi em tons de cinza escuro e, claro, na marcenaria, poltronas e num tecido aplicado no sofá. Para disfarçar um armário de televisão, Andrea Chicharo incorporou sarrafos verticais em madeira, imprimindo uma boa dose de personalidade ao espaço. A iluminação valorizou as nuances da marcenaria, completando o visual.

O mobiliário foi criado a partir de uma combinação de materiais, entre eles o mármore, a madeira, a cerâmica, o cimento, o metal e o cobre. As almofadas, por seu turno, asseguram o charme desejado e todo o ambiente brilha com texturas, cores e padrões diversos. O único tapete existente tem um desenho geométrico com tons mesclados, entre os quais o verde, que se sobrepõe.

Já nos quartos, a arquiteta optou por tons suaves e papéis de parede, para deixar os dormitórios mais aconchegantes. No quarto do casal, a cama chama a atenção com toques de couro e linho na cabeceira. Destaque ainda para a seleção de arte do casal, composta por alguns quadros escolhidos em leilão, como o de Milton da Costa e o de Frida Baraneck, além da fotografia da série Flash Gordon de Bruno Veiga, as borboletas de Anderson Nielsen e os pequenos quadros de Mateu Velasco.

0
Would love your thoughts, please comment.x