Por a 26 Outubro 2023

Os arquitetos Pérez Palacios e Alfonso de la Concha Rojas assinam o projeto da casa La Quinta para um casal em idade de reforma.  

Projeto: Pérez Palacios e Alfonso de la Concha RojasFotografia: Rafael Gamo  / segundo a memória descritiva 

Localizada em San Miguel de Allende, México, o projeto desta casa de fim-de-semana respeita a identidade do lugar, o contexto construído e a altura das paredes vizinhas preexistentes.

Este último aspeto foi de grande importância para os arquitetos e desempenhou um papel fundamental, acabando por definir os limites que configuram os espaços vazios contidos na casa.

Assim, a distribuição no piso térreo partiu desse conceito, onde não há divisões ou limites entre o espaço social e a área exterior. 

Ao longo dos seus generosos 350 m2, a equipa de Pablo Pérez Palacios e Alfonso de la Concha Rojas, com Miguel Vargas, Blas Treviño e Jorge Quiroga, previram um layout aberto, que trabalha todas as restrições internas e que não tem vista para a paisagem, tendo sido propostos três vazios em forma de pátios: cada um com uma personalidade, uso e programa diferentes. Estes vazios imprimem ao projeto o seu caráter, produzindo diferentes perceções de escala e contrastes de luz e sombra. 

O casal, em idade de reforma, pode hoje passar os seus fins de semana relaxando numa rede suspensa acima de uma piscina isolada, por exemplo, ou aproveitar a serenidade do segundo pátio, uma área de estar com cascalho e uma árvore plantada para o efeito, e ainda um terceiro pátio, mais pequeno, sempre em estreita ligação, física e visual, ao interior da casa. 

Porque havia que respeitar as construções preexistentes, as paredes que cercam os pátios incluem aquelas, pertencentes às propriedades vizinhas. Todas as paredes são revestidas com um acabamento em pasta que imita o estuque artesanal tradicionalmente usado na área, em tons de creme, o que dilui as diferenças entre as edificações. Da mesma forma, foram usados materiais semelhantes dentro e fora, como o piso de pedra, vulgarmente usado nas ruas da cidade de San Miguel, apenas cortado e empilhado de maneira diferente para esta casa.

As grandes janelas e vidros de correr nos espaços voltados para o pátio abrem a zona social ao espaço exterior, como se não houvesse quaisquer limites. Assim, a sala de estar e jantar em plano aberto e com altura dupla, abre-se para o pátio de maiores dimensões, e é decorada com móveis e obras de arte em tons suaves. Os dois sofás estão posicionados de frente para uma lareira, com longos candeeiros de teto que acentuam a altura do espaço.

A passarela que corre ao longo do nível superior da sala liga as duas extremidades do primeiro andar. Na cozinha, os armários de madeira receberam bancadas pretas e luminárias de suspensão, em linha com a sala. Daqui, acede-se à suíte principal, que inclui closet e casa-de-banho, por via de uns degraus, e esta tem o seu próprio pátio. Há ainda mais dois quartos, no primeiro andar, e um terceiro, numa das extremidades da casa, com terraço, e todos prosseguem a estética minimalista do andar de baixo, com a lareira e as estantes de aço preto. 

0
Would love your thoughts, please comment.x