Por a 5 Setembro 2023

Casas onde os metros quadrados são poucos, casas que antes de o serem serviam outros propósitos, casas de artistas, casas que são estúdios, casas de família e casas que se tornaram alojamentos locais. Estas foram as 10 casas mais vistas pelos leitores do site Urbana no mês de Agosto.

Casas pequenas com soluções engenhosas, casas onde o que falta em metros quadrados sobra em criatividade, casas que são estúdios e casas para famílias numerosas. De Lisboa ao México, a viagem faz-se percorrendo as 10 casas mais vistas no site da Urbana durante o mês de Agosto. Se ainda não as viu, esta é a oportunidade.

Um armazém abandonado que foi transformado em habitação

© luis da cruz

Criada com o intuito de se tornar a casa de família da arquiteta Joana Dalmau Pinto do atelier Studioarte, esta unidade habitacional personifica a aspiração de transformar espaços urbanos devolutos, como armazéns abandonados nos centros das cidades, em casas espaçosas e funcionais.

Veja mais imagens desta casa aqui.

Casa estúdio para dois (com apenas 86m2)

© tamara uribe

Localizada em Yucatán, no México, esta casa assinada pelo escritório Workshop Diseño y Construccion consiste num projeto que maximiza a sensação espacial, tirando partido do seu pé direito duplo e integrando harmoniosamente o exterior com o interior.

Veja mais imagens aqui.

Uma pequena e acolhedora casa de pescadores que se tornou numa casa de praia

Na pitoresca cidade costeira de Haia, na Holanda, o estúdio de arquitetura holandês Global Architects NL, desenhou esta pequena casa de praia, onde outrora existia uma casa de pescador.

© global architects nl

Veja mais imagens desta casa aqui.

Duplex de 50m2 em prédio icónico

© jomar bragança

Uma estante multifuncional, estrutura em cimento à vista, operações cirúrgicas de mudança de pavimento e apontamentos de cor. A receita que faz deste duplex de 50m2, assinado pelo escritório BIRI, um caso de sucesso.

Veja mais imagens deste apartamento aqui.

A casa do Arcebispado

© bruno barbosa

Elevada no terreno, a propriedade debruça-se sobre o vale à distância de um horizonte. Lugar onde as árvores são memória e o tempo está marcado nas pedras, sente-se aqui a presença de uma herança afetiva, imprescindível para a compreensão da conceptualização deste projeto, que transcende um conceito de alojamento local.

Veja mais imagens deste alojamento aqui.

Uma casa para oito

© carlos vasconcelos e sá

Famílias alargadas pedem espaço, e se o prédio, em plena cidade de Lisboa, tiver espaço para todos, incluindo os avós, então tudo se configura para um habitar feliz e pleno. Um projeto de família, mas também um caso de elegância e harmonia a reter. 

Veja mais imagens desta casa aqui.

Tudo em família

© ricardo junqueira

Remodelado nos anos 90 e convertido em dois apartamentos de tipologia duplex, o edifício manteve grande parte das características construtivas originais. Às boas áreas e luz natural, junta-se um jardim generoso, reduto de paz no centro histórico de Lisboa.  

Veja mais imagens desta casa aqui.

A casa da porta amarela

© denilson machado

Uma porta amarela, foi o único pedido dos clientes desta casa. Guilherme Torres, que assina o projeto, agarrou a cor que é sinónimo de alegria e prosperidade e valorizou-a nos interiores.

Veja mais imagens desta casa aqui.

A casa que materializa a frase: “go with de flow”

© riley snelling

Reconfigurada para um casal de criativos e os seus filhos, esta casa vitoriana com 130 anos foi transformada melhorando espaços e relações. As formas curvas unem os interiores, que num jogo de compressão e expansão incentivam o fluxo e a descoberta. Um projeto do escritório Dubbeldam Architecture + Design .

Veja mais imagens desta casa aqui.

Uma casa para artistas

© lorenzo zandri

Louise e Nivaldo, ela pintora e ele designer, vivem e trabalham nesta casa que foi redesenhada e ampliada com a ajuda do escritório Mitchell + Corti Architects e que hoje, se afirma como uma ode à simplicidade.

Veja mais imagens desta casa aqui.

0
Would love your thoughts, please comment.x