Por a 3 Agosto 2023

Louise e Nivaldo, ela pintora e ele designer, vivem e trabalham nesta casa que foi redesenhada e ampliada com a ajuda do escritório Mitchell + Corti Architects e que hoje, se afirma como uma ode à simplicidade.

Projeto: Mitchell + Corti Architects / Fotografia: Lorenzo Zandri / segundo memória descritiva

Chama-se “Casa dos Artistas” e mostra a reutilização, adaptação e evolução de uma habitação existente. O uso da madeira, os pavimentos em carvalho e o reboco de cal estão em toda a parte, minimizando o número de materiais, entregas e resíduos de construção. 

O projeto pretendeu manter o máximo possível do tecido original do edifício e apresenta intervenções que transformaram profundamente a sensação e o uso da casa que hoje acolhe a residência da família, o estúdio de Louise de Lima – aberto e arejado localizado no loft -, uma área de home office e o atelier de Nivaldo – designer e artesão -, localizado no jardim.

Anteriormente fotógrafa, agora pintora, o trabalho de Louise está exposto nas paredes de toda a casa.  As obras de Nivaldo também estão presentes em casa, mas na forma de revestimentos de couro e móveis feitos à medida medida. 

Os autores do projeto contam que o casal os procurou para ajudar com o redesenho e a ampliação da sua recém-adquirida casa geminada em Londres, desejando que fosse uma colaboração criativa próxima. “Fomos solicitados para desenvolver um projeto que respeitasse os princípios da arquitetura moderna de meados do século: linhas limpas, detalhes simples, funcionalidade, relação entre interior e exterior, grandes aberturas e materiais naturais”. 

O briefing era ampliar e reconfigurar uma casa existente para incorporar um estúdio de arte, um home office, três quartos, uma suíte, uma casa-de-banho familiar, áreas de estar abertas e vastas extensões de espaço livre na parede para exibir arte.

O piso térreo “foi pensado para ser luminoso, maximizando a relação entre as salas e o jardim”. “No geral, apesar dos usos variados, a casa é lida como um todo, criando uma perspetiva acolhedora e familiar da sala de jantar/cozinha”, continuam

O projeto mostra a integração de espaços de trabalho funcionais ​​dentro de uma casa familiar. Os espaços têm uma forte ligação com a envolvente exterior e os utilizadores são encorajados a envolverem-se com o tecido do edifício. “É uma ode à simplicidade e limitação de materiais”, sublinham os arquitetos.

0
Would love your thoughts, please comment.x