Por a 15 Agosto 2023

Localizada numa zona costeira, esta casa de pescadores, com apenas 55 m2, transformou-se num santuário de sonho com uma vibração de praia, mas assegurando todos os níveis de conforto. Um pequeno luxo que não se mede aos palmos.

Projeto e Fotografias: Global Architects NL

Na pitoresca cidade costeira de Haia, na Holanda, o estúdio de arquitetura holandês Global Architects NL, desenhou esta pequena casa de praia, onde outrora existia uma casa de pescador.

Os 55m2 foram cuidadosamente transformados num santuário de sonho que captura a essência de umas férias relaxantes, ao mesmo tempo que adota um design contemporâneo e apresenta uma consciência ecológica.

Segundo os arquitetos da Global Architects, a sua tarefa neste projeto foi a de acentuar as vibrações de férias do local e aprimorar a experiência espacial de maneira eficiente e moderna. 

Nesse sentido, no piso térreo desta pequena casa ficam as áreas de estar e jantar, e uma escada de estilo minimalista – engenhosamente projetada como um móvel multifuncional e que integra um amplo espaço de arrumação, escondendo até o frigorífico, o forno e algumas estantes.

No primeiro andar, um layout aberto contempla um espaço de trabalho, um quarto de banho e lavandaria e um quarto sereno na parte de trás. A guarda da escada serve um duplo propósito, funcionando também como uma área de lavatório elegante, contribuindo para um layout aberto e funcional.

O interior é um ambiente fresco e leve com paredes de gesso bege, tetos de estuque branco imaculados, estruturas originais de vigas de madeira e piso de microcimento. Esta estética costeira combina perfeitamente o interior com o ambiente exterior, enfatizado ainda mais pela porta deslizante minimalista que pode ser totalmente aberta, convidando a natureza para dentro de casa.

No que diz respeito à sustentabilidade, os autores do projeto garantem que foram tomadas todas as medidas para garantir um clima interior confortável e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental durante a remodelação da casa. Essas medidas sustentáveis ​​incluíram o pós-isolamento das paredes com placas de fibra de madeira e estuque de argila, a instalação de vidros duplos, a substituição da caldeira por painéis fotovoltaicos para piso radiante, iluminação LED com eficiência energética e a transição para um sistema sem gás.

O resultado, concluem, “é uma experiência viva que evoca uma sensação de liberdade, complementada por um clima interior confortável conseguido através de práticas ecologicamente sustentáveis”. Uma mistura perfeita entre o charme da praia e o conforto contemporâneo.

0
Would love your thoughts, please comment.x